APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA NOVA PERSPECTIVA NA ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
Palavras-chave:
Estomaterapia, Empreendedorismo, Difusão de InovaçõesResumo
TRODUÇÃO: Os avanços nas diferentes áreas de atuação do Enfermeiro são possíveis devido à determinação de pessoas visionárias, como Florence Nightingale, que transcendeu preconceitos relacionados à atuação da Enfermagem, evidenciando-a como uma profissão especializada, consagrando-se como uma empreendedora de referência1. Contudo, o empreendedorismo na Enfermagem brasileira apresenta-se de maneira limitada2, visto que, apesar dos avanços, em destaque na Estomaterapia, o foco constitui na construção de consultórios e assistência domiciliar de forma autônoma, sendo pouco explorada a atuação do Enfermeiro empreendedor no processo de inovações em saúde3. OBJETIVO: Descrever a experiência de formação empreendedora de Enfermeiros Estomaterapeutas no que tange à utilização de ferramentas de gestão. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo exploratório realizado sob orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por meio de encontros semanais, com duração média de quatro horas, entre abril e julho de 2022, sendo abordado temáticas acerca de modelo de negócio. Os encontros eram integrados com empreendedores de outras áreas, como turismo e manutenção de elevadores. RESULTADO: Foram abordados assuntos totalmente fora da grade curricular da Enfermagem, tanto a nível de graduação quanto de pós graduação, como o Bootcamp e suas temáticas: 1) Mindset Empreendedor; 2) Cliente e Mercado; 3) Problema e Solução; 4) Prototipagem e Mínimo Produto Viável; 5) Canais, Vendas e Modelos Financeiros; 6) Lean Canvas, Storytelling e Pitch. Com isso, foi possível compreender a importância de observar as tendências de mercado; identificar as principais variáveis a serem trabalhadas a fim de segmentá-lo e definir um foco de atuação; desenvolver a empatia e a(s) persona(s) envolvidas no seu negócio; definir o perfil do cliente e elaborar o mapa de valor para construção da proposta; compreender os canais de venda existentes e quais se adequam à ideia; e elaborar a apresentação breve do seu modelo de negócio de forma a contar uma história que conquiste o comprador/investidor do seu produto. CONCLUSÃO: No decorrer dos encontros, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver uma visão mais concreta para o aprimoramento da ideia, além de proporcionar a troca de experiência com empreendedores de outros nichos. Ressalta-se a necessidade de ampliar esse conhecimento na Enfermagem, especialmente na Estomaterapia, a fim de viabilizar a implantação de um modelo de negócio de forma mais segura e inteligente.
Downloads
Métricas
Referências
BACKES, Dirce Stein; TOSON, Marcelo Junior; BEN, Luiza Watanabe dal; ERDMANN, Alacoque Lorenzini. Contribuições de Florence Nightingale como empreendedora social: da enfermagem moderna à contemporânea. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 5, 2020. 2. COLICHI, Rosana Maria Barreto; LIMA, Stella Godoy Silva; BONINI, Andrea Bueno Benito; LIMA, Silvana Andrea Molina. Entrepreneurship and Nursing: integrative review.
Revista Brasileira de Enfermagem [Internet], v. 72, n. 1, p. 321-30, 2019. 3. BARROS, Brenda Tanielle Dutra, et al. O empreendedorismo de negócio na enfermagem brasileira: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021.