CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM REDE: ATENÇÃO DE ENFERMAGEM ESPECIALIZADA EM ESTOMATERAPIA COM IMPLANTAÇÃO DE PÓLOS DE CURATIVO.
Palavras-chave:
Estomaterapia, Atenção Básica, Atenção Especializada, FeridasResumo
Introdução
A Atenção Primária à Saúde é uma das portas de entrada das redes de atenção à saúde, e contribui para a melhoria dos indicadores de saúde. Uma das principais estratégias organizativas da atenção primária com oferta de ações e serviços de saúde à comunidade através de equipes multidisciplinares atuando em Unidades Básicas de Saúde.
A estomaterapia é uma especialidade da enfermagem na modalidade de pós-graduação latu sensu voltada para a assistência às pessoas com estomias, lesões e incontinências, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação em busca da melhoria da qualidade de vida1.
O objetivo dos polos é orientar, realizar a avaliação especializada de Estomaterapia e orientar os profissionais da Atenção Básica sobre o uso de coberturas no tratamento de feridas, direcionar os cuidados conforme os protocolos de tratamento vigentes e prescrever a terapia mais adequada. As novas tecnologias aceleram processos, como de cicatrização e hidratação de pele. “O principal benefício é qualitativo, sobretudo para o paciente2,3.
A perspectiva vivenciada pelo enfermeiro estomaterapeuta, supera as expectativas com a qualidade e organização no processo de trabalho. A introdução de novas tecnologias e o manejo especializado na assistência ao tratamento de feridas tem modificado sua força de trabalho nesse setor.
Objetivo
Relatar e analisar o impacto da implantação dos Polos de Curativos na Rede de Atenção à Saúde.
Método
Trata-se de um estudo descritivo, baseado em dados secundários, no período de setembro 2021 a abril 2022. Os dados foram extraídos do SIGA SAÚDE (Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde)
Este estudo avaliou dois polos de curativo na cidade de São Paulo, onde evidenciou - se as características deste serviço com a qualificação da REDE, refletindo um maior número de altas.
RESULTADOS
Foram registrados 1647 atendimentos em 7 meses, uma média de 111 pacientes atendidos. No total foram 32 unidades básicas de saúde referenciadas, com encaminhamento de patologias crônicas sem evolução do quadro que tiveram um alto percentil de alta, após o apoio do Polo de Curativo. Lesões tratadas há 10 anos ou mais sem evolução: média de cerca de 70% receberam alta por cura. Lesões tratadas entre 01 a 07 anos: cerca de 85% receberam alta por cura. Lesões tratadas a menos de 01 ano: 95% receberam alta por cura. Destaca - se também a diminuição do uso de insumos básicos em substituição as terapias tópicas avançadas que podem permanecer por mais dias na lesão. Observa-se que os resultados demonstrados foram expressivamente satisfatórios, culminando com a redução do tempo de tratamento, melhorando a qualidade de vida da população assistida.
Downloads
Métricas
Referências
REFERÊNCIAS 1 - Chianca TCM, Borges EL, Ercole FF. Advances in pressure ulcer management in Brazil. Wounds International [Internet] 2011 [acesso em: 06 jun 2016];2(3):7-10. Available from:
http://www.woundsinternational.com/media/journals/_/499/files/007-010-wint-23new-3.pdf 2 –
Coordenação da Atenção Básica SMS. Plataforma Sucupira [Internet]. São Paulo. Goicocheia
S.M. [cited 2021 Out 14]. Available from: https://www.jornalspnorte.com.br/prefeitura-implanta-
-polos-de-curativos-para-lesoes-de-maior-complexidade/ 3 - Brodsky JW. The diabetic foot. In: Mann RA, Coughlin MJ, editors. Surgery of the Foot and Ankle. 6th ed. St Louis, MO: Mosby; 1993:278-283