CRIAÇÃO DE UM PODCAST COM A TEMÁTICA ESTOMATERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • ISAQUE SOUZA DA SILVEIRA
  • WISLEY ARAUJO DE LIMA ALMEIDA
  • DEBORAH MACHADO DOS SANTOS
  • NORMA VALÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA SOUZA
  • ADRIANA BISPO ALVAREZ

Palavras-chave:

Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

Introdução: A pandemia de COVID-19 exigiu um manejo social extenso incluindo a estratégia do distanciamento social para evitar sua disseminação. Além das relações sociais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram por adaptações durante esse período, surgindo novos meios de comunicação e ampliando os já existentes. Dentre os recursos digitais que ganharam força e mostraram grande potencial de comunicação está o podcast, que é um arquivo de áudio que pode ser acessado de forma online, sendo disponibilizado via plataformas virtuais de áudio. O podcast se mostrou como uma boa estratégia pedagógica, sendo um arquivo de fácil acesso, as pessoas podem ter acesso a conteúdos de diversas temáticas através de seus dispositivos móveis conectados à internet, mesmo que os ouvintes estejam executando outras atividades diárias. Assim, urge a necessidade de utilização dessas tecnologias para disseminação de conhecimentos, como a Estomaterapia, especialidade exclusiva da enfermagem que tange o cuidado integral à pessoa com estomia, feridas e incontinências. Objetivo: Relatar a experiência de integrantes da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Estomaterapia (LACEnfE) na confecção e divulgação de um podcast intitulado “Estomacast”. Metodologia: Trata-se de relato de experiência, desenvolvido por integrantes de uma Liga Acadêmica de Estomaterapia (LAET) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no interior do estado do Rio de Janeiro. Resultado: Em reunião prévia, os membros definiram os temas, possíveis profissionais convidados para cada episódio e quem seria responsável em entrevistá-los. Na execução, as perguntas foram encaminhadas ao convidado por meio de um aplicativo de mensagem instantânea (Whatsapp) e a resposta fornecida pelo mesmo aplicativo em formato de gravação de voz. Posteriormente, a pergunta foi gravada em áudio por meio de um aplicativo gratuito de criação de podcast e anexado as respostas, adicionando também música de fundo. Para a disponibilização, o próprio aplicativo veiculou em plataformas digitais conhecidas como por exemplo o Spotify. A divulgação se deu através de redes sociais, grupos de Whatsapp e panfletagem com Qr code para acesso. Conclusão: Esses podcasts visaram divulgar o conhecimento do estomaterapeuta para a sociedade em geral e promover o conteúdo para profissionais. A experiência de criar o roteiro, planejar a execução e a troca de conhecimento com os profissionais entrevistados é um desafio enriquecedor para os ligantes. Além disso, evidencia- se a importância do feito para novas propostas pedagógicas de educação em saúde e educação continuada que tem potencial de amplo alcance nas plataformas digitais, uma excelente forma de manter o fortalecimento da especialidade.

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Referências

Soares AB, Miranda PV, Smaniotto CB. POTENCIAL PEDAGÓGICO DO PODCAST NO ENSINO SUPERIOR. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar [Internet]. 2018 Nov 12 [cited 2022 Jul 13];7(1). Available from: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078 Lo Prete R. Pandemia provoca aceleração do consumo de podcasts no Brasil, revela pesquisa [Internet]. Extra Online. 2021 [cited 2022 Jul 13]. Available from: https://extra.globo.com/economia-e-financas/pandemia- provoca-aceleracao-do-consumo-de-podcasts-no-brasil-revela-pesquisa-25120095.html ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA. Estomaterapia - SOBEST [Internet].

sobest.com.br. 2020 [cited 2022 Jul 10]. Available from: https://sobest.com.br/estomaterapia/

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

SILVEIRA, I. S. D., ALMEIDA, W. A. D. L., SANTOS, D. M. D., SOUZA, N. V. D. D. O., & ALVAREZ, A. B. (2022). CRIAÇÃO DE UM PODCAST COM A TEMÁTICA ESTOMATERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/295

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