PERCURSO INOVADOR NA ENFERMAGEM ESPECIALIZADA: TRANSCURSO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO A UM PROFISSIONAL EMPREENDEDOR

Autores

  • CAMILA APARECIDA COSTA SILVA
  • THAIS LIMA VIEIRA DE SOUZA
  • JOYCE SILVA DA COSTA
  • GABRIEL ÂNGELO DE AQUINO
  • MARIA LAURA SILVA GOMES
  • ALYNE SOARES FREITAS

Palavras-chave:

Estomaterapia, Empreendedorismo, Criatividade

Resumo

INTRODUÇÃO:

A temática de inovação raramente refere-se às ideias da área da saúde, por geralmente evocar assuntos relacionados ao campo das ciências exatas¹. Esse cenário é reflexo de uma formação profissional voltada prioritariamente para a reprodução de procedimentos técnicos, consequentemente, muitos profissionais da área da saúde não se interessam pelo empreendedorismo². A Enfermagem, sob esse enfoque, não pode ser reduzida somente ao desenvolvimento de habilidades técnico-científicas lineares e assistencialistas. Para tanto, é necessário estimular a percepção de que, pelo cuidado empreendedor, o Enfermeiro pode contribuir para o desenvolvimento social sustentável, relacionado com a ampliação das oportunidades e possibilidades reais de indivíduos, famílias e comunidade³.

OBJETIVO: Descrever o percurso inovador e as contribuições implementadas desde a graduação até a atuação profissional de Enfermeiros Estomaterapeutas cearenses.

MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sob a ótica de Enfermeiros Estomaterapeutas e sua trajetória na Estomaterapia, desde a criação da primeira liga acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia do Ceará até a construção da primeira healthtech em Estomaterapia do Nordeste.

RESULTADOS: A percepção inovadora enquanto graduandos em Enfermagem surgiu diante da escassez de aprofundamento teórico e prático na grade curricular, visto a ausência na época de docentes com expertise na área e do modelo de liga acadêmica no contexto da Enfermagem cearense, corroborando para a sua criação. Apesar das dificuldades iniciais, foi possível galgar conhecimento especializado, premiação e reconhecimento nacional da Estomaterapia, além de uma nova perspectiva dentro da graduação para os futuros discentes. Diante desse início, e durante a formação enquanto especialistas em estomaterapia, o grupo idealizou e participou de uma seleção para potenciais empreendedores, construindo um modelo de negócio que emergiria na primeira healthtech em Estomaterapia do Nordeste, estando em desenvolvimento uma tecnologia que conecte pessoas com feridas complexas e/ou estomias a Estomaterapeutas de forma acessível e segura.

CONCLUSÃO: O empreendedorismo em Enfermagem, com destaque à Estomaterapia, se configura como um processo estratégico e dotado de possibilidades inovadoras, em que a formação acadêmica tem um papel crucial para o desenvolvimento visionário do profissional, possibilitando a consolidação da profissão, visibilidade e satisfação financeira. Portanto, faz-se necessário o estímulo dessa perspectiva ainda na graduação a fim de propiciar a visão empreendedora nos futuros Enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

REGIS, Lais Tailla Cardoso; SILVA, Myria Ribeiro da. Nursing contributions to the scenario of technological innovations in health. Research, Society and Development, v. 11,

n. 6, 2022. 2. Backes DS, Müller LB, Mello GB, Marchiori MRTC, Büscher A, Erdmann AL. Intervenções empreendedoras de Enfermagem para a emancipação social de mulheres recicladoras. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022. 3. Lomba MLLF, Toson M, Weissheimer AS, Backes MTS, Büscher A, Backes DS. Empreendedorismo social: translação de saberes e práticas em estudantes de enfermagem no Brasil. Revista de Enfermagem Referência, v. 4, n. 19, p.107-16, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SILVA, C. A. C., SOUZA, T. L. V. D., COSTA, J. S. D., AQUINO, G. ÂNGELO D., GOMES, M. L. S., & FREITAS, A. S. (2022). PERCURSO INOVADOR NA ENFERMAGEM ESPECIALIZADA: TRANSCURSO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO A UM PROFISSIONAL EMPREENDEDOR. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/312