A ESTOMATERAPIA E A ENFERMAGEM FRENTE À PACIENTES OSTOMIZADOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • KAROLINA VIANA DA SILVA
  • STHEFESON RODRIGUES DA SILVA
  • MARIANA AYRES DINIZ BRANDÃO

Palavras-chave:

Estomaterapia, Enfermagem, Estomia

Resumo

A estomia que também é conhecida como ostoma ou estoma, consiste em termo que é vinculado a ideia de formação de uma “boca” ou abertura do seguimento intestinal através da pele para a formação de comunicação do meio interno com o meio externo para saída de efluentes. Dentro desse contexto temos a Estomaterapia como ferramenta de trabalho e tecnologia utilizada no que tange a assistência de enfermagem e se trata de uma especialidade exclusiva do profissional enfermeiro que visa o cuidado a pessoas portadoras de condições crônicas e suas lesões, dentre elas, a ostomia. O cuidado prestado pelo profissional enfermeiro mediante a situação de ostomia, vai desde o momento de sua indicação até o pós- operatório imediato e tardio ou fase ambulatorial visando a autonomia e reabilitação do paciente, diante disso o presente estudo busca uma revisão integrativa da literatura com obejtivo de abordar a estomaterapia e a enfermagem perante pacientes ostomizados.

Metodologia: Revisão integrativa da literatura mediante busca nas bases de dados Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF).

Resultados: Foram encontrados artigos que se agruparam em 3 grandes áreas: Educação em saúde, teorias de enfermagem e Uso de bolsa coletora. Conclusão: a estomaterapia e a enfermagem são essenciais no cuidado e processo de adaptação do indivíduo ostomizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALIEVI, Mariana Fröhlich. Saberes e práticas de cuidado ao estomizado na rede de atenção à saúde. Ijuí/RS, Brasil, 2019. BAVARESCO, Marina et al. Aplicabilidad de la teoría de Orem en el autocuidado de personas con ostomía intestinal: un estudio reflexivo. 2020. DE LIMA, Kassia Alice Anjos et al. ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL À PESSOA COM OSTOMIA DE ELIMINAÇÃO. Gep News, v. 1, n. 1, p. 226-234, 2020. MARECO, Ana Paula

Miranda et al. A importância do enfermeiro na assistência de pacientes com estomias intestinais. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, 2019. RODRIGUES, Helena Aparecida; BICALHO, Elizaine Aparecida Guimarães; OLIVEIRA, Renata Ferreira. Cuidados de enfermagem em pacientes ostomizados: uma revisão integrativa de literatura. Psicologia e Saúde em debate, v. 5, n. 1, p. 110-120, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SILVA, K. V. D., SILVA, S. R. D., & BRANDÃO, M. A. D. (2022). A ESTOMATERAPIA E A ENFERMAGEM FRENTE À PACIENTES OSTOMIZADOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/316

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.