CONSTRUÇÃO DE UM DASHBOARD PARA ACOMPANHAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA A PESSOA IDOSA EM PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Segurança do Pacientes, Lesão por pressão, EstomaterapiaResumo
Introdução: O processo de implantação de cultura do paciente torna-se uma realidade das instituições de saúde, independente do modelo de gestão. Realidade diárias dos hospitais, principalmente os que buscam o processo de acreditação. Dentro das seis metas de segurança do paciente, a sexta meta estabelecida é prevenção de queda e lesão por pressão (LPP).1-2 Diante do exposto, ressalta-se que a incidência de LPP é um importante indicador na assistência de enfermagem2-3. Objetivo: relatar a experiência da construção e implementação do dashboard como ferramenta de avaliação de indicadores associados a LPP para equipe de enfermagem em um hospital de referência. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, conduzido no período de 04/04/2022 a 01/06/2022, em um Hospital público gerido por organização social, referência na assistência a pessoa idosa em Recife, Pernambuco. Resultado: No processo de elaboração do dashboard a Câmara Técnica de Prevenção e Cuidados de Feridas do Hospital de Referência a pessoa idosa junto ao assessor de práticas assistenciais da diretoria de cuidados interdisciplinares montaram um grupo de trabalho (GT). Foram realizadas cinco reuniões. As três primeiras reuniões foram para planejamento gráfico do painel de acompanhamento, incluindo ferramentas lúdicas possibilitando a equipe de enfermagem não só a análise da incidência e prevalência de LPP como também sendo utilizada como uma ferramenta para caracterizar as lesões da unidade de internamento. Na quarta reunião o GT se reuniu com a equipe de tecnologia da informação para criar um link do dashboard e deixar disponível nos computadores, tablets e celulares do hospital possibilitando o acesso de todos da equipe. A quinta reunião foi entra a câmara técnica para articular o processo de preenchimento do dashboard, considerando o perfil dos pacientes do hospital, foi estabelecido um prazo de preenchimento diário, e esse preenchimento ficou sobre a responsabilidade dos enfermeiros que faziam parte da câmara técnica. Conclusão: O dashboard mostrou-se como uma excelente ferramenta de auxílio para equipe assistencial no acompanhamento de indicadores da qualidade assistencial da enfermagem, além de sua implantação contribuir para que todos da equipe em tempo real consigam ter acesso a informações atualizadas referente ao perfil das LPPs dos pacientes internados no hospital de referência a pessoa idosa. O dashboard contribuiu ainda para direcionar as ações da câmara técnica de Prevenção e Cuidados de Feridas do Hospital e consequentemente melhorar os indicadores assistenciais.
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Referências
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