EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM PESSOAS INTERNADAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • CAMILA LIMA DOS SANTOS
  • EVAIR BARRETO DA SILVA
  • FRANCISCA KESSIANA FREITAS LEAL
  • ARISA NARA SALDANHA DE ALMEIDA
  • ANA CAROLINA DE OLIVEIRA SILVA
  • LUCIANA CATUNDA GOMES DE MENEZES

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Estomaterapia, Lesão por Pressão, Estratégias de cuidados, Unidade de Terapia Intensiva

Resumo

INTRODUÇÃO: A Lesão Por Pressão (LPP), anteriormente denominada úlcera por pressão e hoje erroneamente “escara”, vem se tornado motivos de preocupação entre os profissionais da saúde de todo mundo, por sua incidência alta, principalmente em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cuidados com foco na prevenção tem sido realizado por enfermeiros em UTI, a fim de evitar eventos adversos e melhorar a qualidade de vidas dessas pessoas, bem como otimizar o trabalho desempenhado por esses profissionais. OBJETIVO: Analisar a literatura científica sobre a atuação do enfermeiro na prevenção de lesão por pressão em pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva. MÉTODO: Para isso, realizou-se uma Revisão Integrativa (RI) com busca de publicações nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e PUBMED/MELINE, em um único dia (12 de maio de 2022) e a análise ampla da literatura em maio a junho de 2022 no município de Fortaleza-Ceará-Brasil. RESULTADOS: Foram identificados 375 artigos, e destes, selecionados 12 para compor a amostra final. Verificou-se que o período de maiores publicações se encontrou no ano de 2018 e 2020 com três (25%) artigos respectivamente, a maioria estavam concentrada na BVS, com seis (54%), observou-se um predomínio na Rev Bras Enferm [Internet], com duas (17%) publicações, destacaram-se os estudos transversais com cinco (42%) e o nível VI de evidência predominou nas pesquisas.

Para a organização e síntese das ideias relevantes, foram elaboradas duas categorias temáticas, sendo de acordo com as análises e interpretações, a destacar: 1) Cuidados práticos na prevenção de LPP, com oito publicações (66%) e 2) Gestão no cuidado da LPP, com sete (58%) artigos. A Categoria 1, a mais prevalente, apresentou os seguintes cuidados práticos/assistenciais: limpeza e hidratação da pele ressecada com cremes e emolientes; inspeção da pele na admissão e diariamente; evitar massagear áreas de proeminência óssea ou hiperemiada; mudança de decúbito a cada 2 horas; posicionamento correto e reposicionamento diário da sonda/cateter e do oxímetro de pulso, dentre outros. Enquanto que na Categoria 2, abordou a implementação de ferramentas para avaliação da prevenção de LPP, treinamentos; construção de bundles, implementação de protocolos e aplicação da escala de Braden. CONCLUSÃO: Concluiu-se que todas as estratégias de cuidados, sejam assistenciais/práticas e de gestão, são efetivas na prevenção da LPP. A limitação do estudo se dá pelo fato de outras bases de dados internacionais não terem sido investigadas, levando a não inclusão de novos artigos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Braquehais, AR, Dallarosa, FS. Nurse's knowledge on the prevention of ulcers by pressure in a intensive therapy unit/Conhecimento dos enfermeiros acerca da prevenção de lesões por pressão em unidade de terapia intensiva/Conocimiento del enfermero sobre la prevención de úlceras. Revista de Enfermagem da UFPI, v. 5, n. 4, p. 13- 18, 2016. 2. Silva, PLN et al. Importância da comissão de curativos no tratamento das lesões cutâneas: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 2178, p. 2091, 2017.

Mendonça, PK. et al. Prevenção de lesão por pressão: ações prescritas por enfermeiros de centros de terapia intensiva. Texto Contexto Enferm, v. 27, n. 4, p. e4610017, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v27n4/0104-0707-tce27-04-e4610017.pdf Acesso em: 22 jun. 2022. 4. Rivera, J, Donohoe, E, Deady-Rooney, M, Douglas, M, Samaniego, N. Implementing a Pressure Injury Prevention Bundle to Decrease Hospital-Acquired Pressure Injuries in an Adult Critical Care Unit: An Evidence-Based, Pilot Initiative. Wound Manag Prev., v. 66, n. 10, p. 20-28, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SANTOS, C. L. D., SILVA, E. B. D., LEAL, F. K. F., ALMEIDA, A. N. S. D., SILVA, A. C. D. O., & MENEZES, L. C. G. D. (2022). EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM PESSOAS INTERNADAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/370

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.