O USO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DE LESÃO DE PELE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • PRISCILLA FARIAS CHAGAS
  • DANIELE DE SOUZA DOS SANTOS
  • ISABELLA CAROLINA MADEIRA TIMOTEO DIAS
  • MARCIA MARCELLO DA SILVA

Palavras-chave:

ferimentos e lesões, terapia a laser, terapia com luz de baixa intensidade, enfermagem

Resumo

Essa pesquisa teve como objeto de estudo o tratamento de lesões de pele com laser de baixa potência. Para isso, buscamos encontrar resposta para a seguinte questão da pesquisa: Como vem sendo abordado nas produções científicas a utilização do laser de baixa potência no tratamento de lesão de pele? Objetivo: caracterizar as produções científicas que abordam o uso do laser de baixa potência no tratamento de lesões de pele e analisar os registros sobre essa terapêutica. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com análise de publicações científicas disponíveis gratuitamente, pesquisadas em cinco bases de dados. Pela análise temático-categorial obteve-se duas categorias. Resultados e discussões: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos. Foi possível notar que a fisioterapia, a medicina, a enfermagem e a odontologia, são as áreas da saúde que mais publicaram sobre laser de baixa potência, com duas publicações tendo colaboração de mais de uma área profissional. Sendo a medicina, a área com maior número de publicações, seguidas da enfermagem. Percebe-se que até o ano de 2017 as publicações envolvendo essa temática eram mais escassas, tendo um crescimento no ano seguinte, 2018, e se mantendo estável em 2019 e 2020. Em 2021, todas as áreas publicaram pelo menos um artigo. A partir das informações colhidas nos artigos, foram retiradas 19 unidades de significação, que foram alocadas em grupos de similaridade para construção de categorias. Formaram-se duas categorias, sendo elas: Fatores relacionados ao uso do laser de baixa potência nas lesões de pele e O uso do laser de baixa potência pelo enfermeiro. Considerações finais: a terapia com laser de baixa potência é inovadora e gera diversos benefícios para indivíduos que convivem com lesões de pele, exigindo capacitação profissional para ser utilizada de forma efetiva. Este estudo pode auxiliar na difusão de conhecimento sobre a terapêutica para os profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Lima NEP, Gomes G de M, Feitosa A do NA, Bezerra ALD, Sousa MNA de. Laserterapia de baixa intensidade no tratamento de feridas e a atuação da enfermagem. Rev enferm UFPI [Internet]. 2018 [cited 2022 May 26];50–6. Available from:

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde33620#:~:text=s%C3%A3o%20evidentes%20os%20b Santos TL dos, Costa BCPF, Costa CV, Gomes EB, Ripardo LS dos S, Quaresma OB, et al.

Importância da laserterapia no tratamento de feridas. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem. 2021 Oct 26;15:e9078. Ribeiro GH, Minamisako MC, Rath IB da S, Santos AMB, Simões A, Pereira KCR, et al. Osteoradionecrosis of the jaws: case series treated with adjuvant low-level laser therapy and antimicrobial photodynamic therapy. Journal of Applied Oral Science. 2018 May 21;26(0).

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

CHAGAS, P. F., SANTOS, D. D. S. D., DIAS, I. C. M. T., & SILVA, M. M. D. (2022). O USO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DE LESÃO DE PELE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/387