ORIENTAÇÕES E CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM ÚLCERAS VENOSAS: REVISÃO INTEGRATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAME

Autores

  • LUANA SOUZA FREITAS
  • SILVIA KALYMA PAIVA LUCENA
  • ISABELLE PEREIRA DA SILVA
  • LORENA BRITO DO O HOLDER
  • RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO
  • ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA

Palavras-chave:

Úlcera varicosa, Educação em saúde, Tecnologia educacional, Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

As tecnologias de informação vêm sendo utilizadas para promoção de orientações qualificadas sendo o Serious Game uma das estratégias que ganharam espaço na educação em saúde e tem auxiliado no cuidado à diversas populações, com possibilidade de assistir pacientes com úlceras venosas. A ocorrência da ferida dificulta a deambulação, provoca dor, ocasiona gastos, além de afastar a pessoa de atividades diárias. Todo esse impacto pode ser minimizado por uma assistência qualificada a partir de um enfermeiro capacitado que utilizando um “Jogo Sério” com educação interativa e dinâmica, pode ampliar seu conhecimento e fortalecer cuidado prestado. Para desenvolver o Serious game é necessário primeiramente construir uma revisão de literatura que permita identificar as principais orientações fornecidas pelo enfermeiro para o cuidado com a lesão. Por isso objetivou-se mapear na literatura as orientações e cuidados de enfermagem à pacientes com úlceras venosas. Trata-se de uma revisão integrativa realizada em maio de 2022, utilizando o cruzamento: Úlcera Varicosa AND educação em saúde para Lilacs, Medline, BDENF-Enfermagem, e suas respectivas traduções: Varicose Ulcer AND Health Education para SCOPUS e Web of Science. Foram incluídos artigos em todos os idiomas e anos de publicação que estivessem disponíveis em texto completo e que atendessem ao objetivo da pesquisa. Excluiu-se editoriais, teses e dissertações, revisões e pesquisas duplicadas. Identificou-se inicialmente 213 estudos e após aplicação dos critérios a amostra foi de 12 artigos. Utilizou-se o protocolo PRISMA para desenho metodológico. A partir da análise dos dados, verificou-se predomínio de estudos nacionais (75,0%), de abordagem quantitativa (83,3%), desenvolvidos há mais de 5 anos (58,3%). Quanto as orientações e cuidados de enfermagem à esses pacientes, encontrou-se a indicação e execução de terapias compressivas e cuidados com a pele como predominantes (91,7%), seguidos de realização de curativos na lesão de maneira estéril (83,3%), indicações de elevar o membro afetado (75,0%), praticar atividade físicas leves incluindo exercícios localizados e descansos ao longo do dia (50,0%), incentivo à adesão ao tratamento e hábitos alimentares saudáveis (25,0%). Com base nos achados, observa-se que as orientações e cuidados vão além da mecânica troca de curativos, envolve adoção de hábitos saudáveis e outras ações que facilitam a cicatrização e previnem uma recorrência de abertura da lesão.

Essa revisão inicia a identificação de ações de enfermagem primordiais para o cuidado ao paciente com úlcera venosa e possibilita a continuidade da pesquisa para desenvolver uma tecnologia que realmente auxilie o enfermeiro na atenção às necessidades desse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Domingues EAR. Effectiveness of the strategies of an orientation programme for the lifestyle and wound?healing process in patients with venous ulcer. Int Wound J.15(5): 798–806, 2018. 2. Duffrayer KM. Orientações em saúde: estratégia de promoção à capacidade funcional nas úlceras venosas. Rev enferm UFPE, 12(7):1901-11, 2018. 3. Protz K et al.

Education in people with venous leg ulcers based on a brochure about compression therapy. Int Wound J; 16(6): 1252-62, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

FREITAS, L. S., LUCENA, S. K. P., SILVA, I. P. D., HOLDER, L. B. D. O., ARAUJO, R. D. O. E., & COSTA, I. K. F. (2022). ORIENTAÇÕES E CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM ÚLCERAS VENOSAS: REVISÃO INTEGRATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAME. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/392