PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM AMBULATÓRIO DE LESÕES DE PELE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM RECIFE
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Estomaterapia, AutocuidadoResumo
Introdução: Feridas são consideradas um sério problema de saúde pública devido ao número exacerbado de pessoas com essa condição. Estima-se que aproximadamente 3% da população do Brasil tenha algum comprometimento tecidual que caracteriza lesão de pele.¹ O uso de tecnologias cuidativo-educacionais, tem ação importante na promoção da saúde visando o autocuidado.2-3 A associação destas tecnologias com a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem que evidencia a importância do comprometimento do paciente para o autocuidado e a pedagogia de Freire, trazendo que o diálogo ocupa um lugar central, indispensável nas interações humanas, na pronúncia do mundo, na mobilização da práxis, sendo um instrumento vital para a conscientização, proporcionam, na assistência do profissional de Enfermagem, a implementação da humanização no processo da educação em saúde, tendo como um de seus resultantes, a melhoria do tratamento fornecido ao paciente e o seu empoderamento sobre sua condição de saúde, assistindo-o de maneira holística.3-5 Objetivo: Desenvolver e aplicar uma tecnologia cuidativo-educacional para a promoção da saúde em um ambulatório de lesões de um hospital universitário em Recife. Método: Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem mista. Os dados foram coletados no período de janeiro a março de 2022, através da aplicação de questionários sociodemográficos, e, em seguida, a intervenção educativa com informações sobre as fases da cicatrização, tratamento realizado e o esclarecimento de dúvidas durante as consultas de Enfermagem. Ao final, foi aplicada uma ficha de avaliação da intervenção através da escala hedônica facial de 5 pontos, com o objetivo de avaliar a satisfação do(a) paciente e acompanhante sobre a atividade realizada. Foram respeitados os princípios da Bioética registrados na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, sobre pesquisa envolvendo seres humanos. O projeto foi submetido na Plataforma Brasil, enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e aprovado, CAAE: 46686221.8.0000.5192. Resultados: Foram atendidos 13 pacientes, com faixa etária variando entre 35 e 78, em questão de gênero são: 53,8% homens e 46,2% mulheres, referente à etiologia das lesões de pele encontrados foram 69,2% de feridas operatórias, 15,4% de lesões por pressão e 15,4% úlcera de perna. Todos os pacientes relataram gostar da utilização dos moldes, sendo benéfica para entender o processo de cicatrização e cuidar da lesão de pele. Conclusão: Através do uso das tecnologias cuidativo- educacionais, foi possível realizar uma implementação de novas abordagens e estratégias para um cuidado voltado ao holístico, onde o indivíduo se faz protagonista sem desconsiderar o seu meio social, promovendo o empoderamento ao paciente assistido. O diálogo nos aproxima da realidade do outro, ao momento em que se ouve suas inquietações e se cria alternativas práticas, sem ultrapassar o que é do real para o outro, onde, na assistência de Enfermagem, se torna uma possibilidade de visualizar o impacto na qualidade de vida do paciente, e consequentemente, enfatizar a sistematização da assistência como nosso instrumento e identificação profissional.
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Referências
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