RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DO PAINEL DE GESTÃO A VISTA EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA

Autores

  • BRUNA ROSA DOS SANTOS LIMA
  • LAURA ALMEIDA GONÇALVES SILVA
  • FABIANA HARADA HASEGAWA MATSUDA
  • ALINE TELES TAVARES SUETOMI

Palavras-chave:

Gestão á Vista, Lean Healthcare, Kanban, Estomaterapia, Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: A metodologia Lean Seis Sigma Healthcare visa reorganizar e racionalizar os serviços de saúde por meio da aplicação de suas práticas de gestão realizadas na indústria1, tendo por objetivo estabelecer a qualidade dos fluxos de trabalho, melhoria contínua, proporcionando a instituição realizar a gestão de forma mais estratégica, implementando os princípios de produção enxuta e gerenciamento visual para melhor gestão do local de trabalho2. Com base nestes objetivos podemos agregar valor aos pacientes, funcionários e instituição de saúde, diminuindo as falhas de processos e desperdício de tempo, garantindo melhoria nos fluxos3 e comunicação efetiva4. A gestão visual é uma ferramenta mais simplificada, onde todas as informações relacionadas a um setor são liberadas e comunicadas visualmente aos funcionários, permitindo que todos os envolvidos tenham ciência de todas as etapas de determinado processo, facilitando o planejamento e tomada de decisões4.OBJETIVO: Relatar a experiência da implantação do Painel Eletrônico de Gestão á Vista, com a finalidade de gerenciar a unidade de modo dinâmico, eficaz e padronizado, reduzindo o desperdício de tempo e mão de obra. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência profissional sobre a implantação da Gestão á Vista de um Serviço de Estomaterapia, em um Hospital Privado, da Zona Norte de São Paulo. RESULTADOS: O Serviço de Estomaterapia da instituição iniciou suas atividades em 2014, com 01 Enfermeira Estomaterapeuta, tendo sua expansão ao longo dos anos. Foram realizados 35.270 atendimentos, em 328 pacientes. Hoje contamos com uma equipe de 05 Enfermeiras Estomaterapeutas e 04 salas destinadas ao atendimento de enfermagem, onde são realizados atendimentos de: feridas agudas, crônicas, deiscências de feridas operatórias, queimaduras, debastamento, desbridamento e orientação a pacientes com estomias no pré e pós-operatório. Sem a sinalização das salas, havia um grande desperdício de mão de obra e tempo, para verificar qual o procedimento estava sendo realizado e por qual profissional, gerando insatisfação dos pacientes, equipe e corpo clínico. Mediante ao exposto, foi desenvolvido um painel eletrônico com as necessidades do setor, com critérios de inclusão e orientação aos usuários. Após a implantação do painel, a equipe de enfermagem visualiza todos os pacientes e procedimentos, entre eles: avaliação médica, curativo, medicação, procedimento e retorno cirúrgico. Portanto conseguimos realizar a gestão a vista e designar quais salas serão os atendimentos, não sendo necessário entrar em todas as salas para verificar, realizando a gestão de toda a unidade de forma dinâmica e assertiva, vindo de encontro com a filosofia do foco nos pacientes com a equipe multiprofissional e a integralidade de sua assistência, priorizando adequar o cuidado às necessidades da população. CONCLUSÃO: O painel de gestão a vista se provou eficiente na gestão, onde conseguimos visualizar todos os pacientes que necessitam de atendimento na unidade, categorizados por procedimentos, profissionais em sala e atrasos, melhorando o fluxo de atendimento e resultando na satisfação dos pacientes, equipe de enfermagem e recepção. Neste contexto, a equipe da unidade é responsável por manter a melhoria contínua, seguindo as diretrizes de utilização do painel.

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Referências

WARING; BISHOP, 2010 - WARING, J. J.; BISHOP S. Lean healthcare: rhetoric, ritual and resistance. Social Science and Medicine, v. 71, n. 7, p. 1333-1340, 2010. 2. KRAFCIK, 1988 KRAFCIK, J. Triumph of the lean production system. MIT Sloan Management Review, Vol. 30 No. 1, pp. 41-51, 1988. 3. TOUSSAINT; BERRY, 2013 - TOUSSAINT, J. S., BERRY L. L. The promise of lean in healthcare. Mayo Clinic Procedings, v. 88, p. 74-82, 2013.

SCHULTZ, 2017 SCHULTZ, A. L. Integrating lean and visual management in facilities management using design science and action research. Department of Construction Management and Facilities Management, Pratt Institute, New York, USA, 22, april, 2017.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

LIMA, B. R. D. S., SILVA, L. A. G., MATSUDA, F. H. H., & SUETOMI, A. T. T. (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DO PAINEL DE GESTÃO A VISTA EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/406