“ESTRATÉGIAS GERENCIAIS NO PLANEJAMENTO DA ADMISSÃO DE OBESOS MÓRBIDOS NO AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA"
Palavras-chave:
lesão por pressão, enfermagem, obesidade, UTIResumo
INTRODUÇÃO:
Dentro do ambiente hospitalar é esperado que se ofereça ao doente um ambiente seguro e livre de danos. Com isso, a prevenção de eventos adversos como a lesão por pressão (LPP) é algo de extrema importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde1.Considerando que o Brasil terá quase 30% de adultos obesos em 20302.Além disso, é uma condição crônica e um fator de risco para outras doenças, como a Covid-19, a qual afetou de forma desproporcional essa população. Diante disso, se faz necessário garantir nos serviços de saúde a infraestrutura, bem como mobiliário e equipamentos adequados para o cuidado dos indivíduos com obesidade3.Contudo, no ambiente público essa demanda é ainda mais desafiadora devido aos custos financeiros elevados para investimentos, ou seja, prover recursos materiais e equipamentos para esses pacientes específicos é uma realidade e incentivar as tecnologias de inovações e planejamento das ações é o início para a gestão clínica pública ofertar a pacientes obesos um cuidado seguro e eficaz.
OBJETIVO E MÉTODO:
Aplicou-se a ferramenta de qualidade brainstorm para verificar quais as necessidades para ofertar um cuidado seguro levando em conta a prevenção da lesão por pressão e ,ainda, utilizou-se o PDSA para planejar a ação.
RESULTADO:
As reuniões foram direcionadas para o cuidado do publico obeso mórbido dentro do ambiente de UTI Adulto com a especificidade: prevenir LPP e promover conforto. Foram realizadas reuniões , engenharia e a equipe interdisciplinar. Primeiramente, foi definido uma cama hospitalar ampliada, fixando-se duas camas juntas pela equipe da engenharia um leito e superfícies de apoio, ou seja colchão e coxins para mudança de decúbito, em seguida formulou-se uma escala de cuidados diários para revezar os cuidados entre cada plantão para não sobrecarregar uma equipe em específica para os cuidados mais demorados como por exemplo a higiene corporal. Além disso, foi enfatizado aplicar o protocolo de prevenção de lesão por pressão institucional na chegada do paciente.
CONCLUSÃO:
A equipe de saúde irá prestar todos os cuidados à pessoa acometida pela obesidade mesmo diante de fatores dificultadores como: materiais, equipamentos, número de profissionais. No entanto, o planejamento prévio das ações possibilita uma maior segurança para o paciente
,pois os objetivos dos profissionais de saúde envolvidos é a prevenção das diversas formas de lesões de pele possíveis que esses pacientes podem adquirir dentro do ambiente hospitalar.
Downloads
Métricas
Referências
Sebold LF, Girondi JBR, Amante LN, Pardal BM, Kagaochi TS, Silveira BM. Percepção da equipe multiprofissional: um cuidado necessário a pessoa com obesidade na unidade de terapia intensiva. Rev Enferm Contemp. 2021;10(2):298-305. http://dx.doi. org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.4022 2.World Obesity Federation. About Obesity [Internet]. Inglaterra: World Obesity; 2022. 3.Portaria SAS/MS Nº 390, de 06 de julho de 2005 (Brasil). Institui diretrizes para a Atenção ao Paciente Portador de Obesidade. [Internet]. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/ documentos/portaria_0390.pdf