CAIXA EDUCATIVA: SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA HIGIENE DA FERIDA PARA ENFERMEIROS

Authors

  • Rosana Cristina Correa Pinto Convatec
  • Paula De Souza Silva Freitas Universidade Federal Do Espírito Santo

Abstract

Introdução: A higiene da ferida foi estabelecida como potente ferramenta de cicatrização e controle de infecção, sendo composta por quatro etapas que objetivam remover o biofilme e prevenir sua formação, sendo elas: limpeza da ferida e região perilesão; desbridamento; remodelamento de bordas; e aplicação de cobertura antimicrobiana1. Pesquisa recente apontou a necessidade de ações de capacitação sobre as etapas desse novo conceito, de maneira a habilitar e conferir competência ao profissional para executá-las2. Nessa lógica, as metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado destaque como estratégias eficazes no ensino de técnicas avançadas em enfermagem. Entre as metodologias, a simulação realística notabiliza-se por proporcionar uma experiência educacional interativa, permitindo a prática de procedimentos em ambiente controlado e próximo do real, sem que haja prejuízo da segurança do paciente3,4. Objetivo: Construir uma tecnologia do tipo simulação realística destinada à capacitação de enfermeiros em higiene da ferida. Método: Estudo metodológico realizado entre março e junho de 2023, com foco na construção de uma caixa educacional para o treinamento de enfermeiros nas quatro etapas de higiene da ferida. O estudo envolveu pesquisa documental, esboço primário, desenvolvimento de mockup e finalização da caixa, que foi utilizada na 1ª Certificação de Boas Práticas em Higiene da Ferida. O curso incluiu módulos teóricos e práticos, com aplicação da ferramenta educativa no treinamento dos participantes. Resultados: A caixa educacional foi desenvolvida para simular as quatro etapas de higiene da ferida: limpeza, desbridamento, remodelamento das bordas e aplicação de cobertura antimicrobiana. A ferramenta incluiu materiais como seringa, bisturi, gaze, geléia tipo "geleca" para simular biofilme, massinha de modelar para simular bordas espessadas e elevadas e modelo anatômico para a prática da técnica. O design permitiu instruções claras sobre cada etapa, facilitando o aprendizado interativo. Conclusão: A caixa educacional, baseada em simulação realística, mostrou-se uma ferramenta inovadora para capacitar enfermeiros em higiene da ferida. A validação futura será necessária para avaliar sua efetividade na prática clínica e possíveis melhorias no design e conteúdo.

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Published

2025-10-01

How to Cite

Pinto, R. C. C., & Freitas, P. D. S. S. (2025). CAIXA EDUCATIVA: SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA HIGIENE DA FERIDA PARA ENFERMEIROS. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/1949