JURI SIMULADO: ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Authors

  • Carolina Akmiy Schiezaro Falcioni Hospital De Clínicas Da Unicamp
  • Andréia Afaz Bulgareli Hospital De Clínicas Da Unicamp
  • Angélica Olivetto De Almeida Hospital De Clínicas Da Unicamp
  • Erika Sana Moraes Hospital De Clínicas Da Unicamp
  • Ana Paula Gadanhoto Vieira Hospital De Clínicas Da Unicamp
  • Joaquim Antonio Graciano Hospital De Clínicas Da Unicamp
  • Thais Ferreira De Araújo Ordem Dos Advogados Do Brasil

Abstract

Introdução: O júri simulado consiste em uma prática educativa que reproduz o funcionamento de um tribunal, permitindo a exposição de argumentos contrários e favoráveis acerca de uma temática específica. Essa estratégia tem se mostrado eficaz na promoção de uma educação dialógica e emancipadora, com potencial de aplicação em diferentes campos do saber, configurando-se como uma ferramenta pertinente ao contexto educacional contemporâneo (1;2). Objetivo: Construir e aplicar um júri simulado junto aos profissionais de enfermagem para conscientização e reflexão quanto a importância da prevenção de lesão por pressão (LP). Metodologia: Relato de experiência descritivo. O caso jurídico foi elaborado por enfermeiras da Seção de Enfermagem em Educação Continuada, Núcleo de Estomaterapia, Unidade de Emergência Referenciada e uma advogada com experiência em processos éticos e civis relacionados à área da saúde. Seguiu-se os preceitos do Direito e a sequência dos processos administrativos do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O script do júri continha: histórico da denúncia, informações contidas nos autos do processo, pressupostos de admissibilidade, análise técnica dos aspectos éticos e as infrações com base no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem. Elaborou-se um script para a enfermeira acusada e perguntas sobre o caso aos conselheiros com base no protocolo operacional padrão das medidas de prevenção de LP da instituição e as recomendações do consenso de prevenção de LP (3). Resultados: Foram realizadas quatro sessões de júri simulado, nos turnos manhã, tarde e dois noturnos com a participação de 160 profissionais de enfermagem. O júri simulado deu-se em torno de um processo ético administrativo, a respeito de um caso de um paciente que desenvolveu LP estágio IV. Durante a internação o caso foi denunciado ao Comitê de Ética da Instituição, que por sua vez, após abertura da sindicância e apuração, encaminhou o caso ao Coren. O júri simulado foi composto pelos autores do estudo que ocuparam os papéis de: Presidente da sessão, Conselheiro relator do caso e Enfermeira acusada. Os profissionais de enfermagem que assistiram o júri fizeram o papel dos conselheiros do Coren. O caso foi lido pelo relator, e a seguir foi dada a palavra à enfermeira acusada para sua defesa, após, aberta a palavra aos conselheiros para questões direcionadas para o relator relacionadas ao caso. Ao término das perguntas, o presidente da sessão abre para a votação dos conselheiros pela decisão culpado ou inocente da acusada e a escolha da penalidade (advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional ou cassação). O resultado da votação foi obtido em tempo real por meio da ferramenta Mentimenter®. Ao final da sessão a enfermeira do Núcleo de Estomaterapia apresentou os indicadores de incidência e prevalência da instituição e refletiu com os participantes sobre as boas práticas de prevenção de LP e a responsabilidade ética e legal diante desse tipo de evento adverso passível de processo ético. Conclusão: O júri simulado foi construído e aplicado aos profissionais de enfermagem da instituição de forma a trabalhar a conscientização e a responsabilização profissional, pautada no Código de ética e na segurança do paciente.

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Published

2025-10-01

How to Cite

Falcioni, C. A. S., Bulgareli, A. A., Almeida, A. O. D., Moraes, E. S., Vieira, A. P. G., Graciano, J. A., & Araújo, T. F. D. (2025). JURI SIMULADO: ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/1971