CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO NO CUIDADO A PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
Abstract
Introdução: A habilidade da enfermagem em compreender as demandas dos pacientes submetidos a estomias e a adoção de medidas adequadas podem prevenir problemas surgidos após a confecção do estoma (1). A simulação utiliza os pontos fortes da aprendizagem experiencial para aprimorar as habilidades, aplicar na prática clínica e assegurar a segurança do paciente (2). Dessa forma, considera- se que o uso do cenário simulado é uma estratégia de ensino-aprendizagem eficaz para aumentar o conhecimento dos enfermeiros no cuidado a pessoa com estomia intestinal. Objetivo: Construir e validar um cenário de simulação sobre o cuidado a pessoa com estomia intestinal. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, destinada a construção e validação de conteúdo de um cenário de simulação clínica. Para direcionar a elaboração do cenário, foi realizada uma pesquisa na literatura sobre cuidados de enfermagem ao paciente com colostomia no ambiente hospitalar. O cenário foi construído segundo as diretrizes propostos pela International Nursing Association For Clinical Simulation And Learning (3), com base no Consenso Brasileiro de Cuidado às Pessoas Adultas com Estomias de Eliminação (4). A simulação foi dividida em Prebriefing, Simulation Design e Debriefing. No Prebriefing, foi disponibilizado materiais didáticos referentes ao tema a ser vivenciado no cenário de simulação proposto, além da descrição dos obetivos, materiais utilizados e tempo de execução. No Simulation Design foi descrito todas as informações quanto ao cenário desenvolvido, como caso clínico, orientação para o participante simulado e atividades a serem desenvolvidas . Na etapa Debriefig são descritos questões aos participantes e observadores que estimulem a reflexão sobre a ação no processo de aprendizagem contínua. Para seleção dos juízes, foram utilizados os critérios propostos por Fehring (5), identificados na Plataforma Lattes e para a coleta de dados foram utilizados o formulário para caracterização dos juízes e a escala para avaliação de conteúdo por especialistas. O cenário, após estruturado e validado, foi testado por um grupo enfermeiros da atenção básica durante uma capacitação sobre o cuidado com estomias. A análise estatística dos dados foi calculada por meio do Índice de Validade de Conteúdo, considerando nível de concordância 80%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFPI, com parecer de número 6.636.292, em conformidade com o estabelecido pela Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Resultado: na validação do cenário, todos os experts concordaram com os itens propostos (<0,80). Os itens avaliados foram a sequência lógica do texto, redação, relevância das informações, relação do conteúdo com a teoria, influência no aprendizado, caso clínico realista, aplicação na assistência, objetivo do cenário, limitações, aprendizado na temática. Dentre as sugestões solicitadas pelos juízes, incluem-se a inserção de referências, alteração no check-list de acompanhamento aos participantes, acréscimo de informações no prontuário do paciente, bem como de segmentar o atendimento de enfermagem em duas etapas e de expandir o tempo destinado ao desenvolvimento do cenário para alcançar os objetivos estabelecidos. Conclusão: os resultados indicam que, para que práticas simuladas sejam bem estruturadas e eficazes, é imprescindível a elaboração cuidadosa, a validação e a prévia testagem das atividades programadas.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Oliveira, A. C. D., Silva, J. S. D., Lira, J. A. C., Rocha, D. D. M., Bezerra, S. M. G., & Nogueira, L. T. (2025). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO NO CUIDADO A PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2008
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Artigos