ELABORAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO PARA AS PESSOAS COM ESTOMIA DE ELIMINAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Introdução: A estomia de eliminação consiste na passagem de uma alça intestinal ou de ureteres por meio de uma incisão na parede abdominal, com o objetivo de drenar fezes ou urina. O uso da bolsa coletora é imprescindível devido à incontinência. Entretanto, pode gerar desconforto com vazamentos, dor, odor, ruídos, lesão de pele e prejuízo na autoimagem1. Tais alterações podem prejudicar a qualidade de vida da pessoa, comprometendo seu autocuidado e bem-estar sócio-psico-espiritual. Desta forma, fundamental compartilhar orientações adequadas para a referida pessoa e os seus familiares, com vistas a viabilizar uma melhor adaptação a sua condição2. Contudo, muitas pessoas apresentam dificuldades em assimilar as informações recebidas, ocasionando lacunas no processo educativo. No cotidiano, constata-se que as pessoas supracitadas, frequentemente, expressam dúvidas sobre os cuidados e adotam condutas inadequadas, o que compromete sua adaptação3. Diante do exposto, essencial que sejam adotadas estratégias educativas coerentes com o público, destacando-se materiais informativos, como folders, para esse fim. Tais materiais viabilizam o aprendizado e promovem a autonomia das pessoas com estomia de eliminação4. Objetivo: Relatar a experiência, de uma estomaterapeuta, na elaboração de um folder educativo para a pessoa com estomia de eliminação, em um hospital público de ensino, no Triângulo Mineiro. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de um folder educativo no período de janeiro a junho de 2025, para pessoas com estomia de eliminação, com base na atuação de uma estomaterapeuta de um serviço especializado na atenção à saúde da pessoa com estomia. A elaboração do referido material fundamentou-se em três pilares principais: a vivência prática da profissional, a análise de materiais institucionais previamente existentes e o levantamento das principais dúvidas apresentadas pelas pessoas atendidas no serviço. Procedeu-se à seleção de informações e figuras relevantes, desenvolvimento gráfico do material e encaminhamento para impressão. O conteúdo foi estruturado contemplando os cuidados com a pele, com a estomia e com a bolsa, além de fornecer informações práticas sobre o processo de cuidado. Resultados: O conteúdo final do folder foi organizado de forma clara, objetiva, didática e com ilustrações para a melhor compreensão das informações e o reforço do processo de aprendizagem. Os temas abordados foram: cuidados com a estomia, com a pele periestomia e com a bolsa coletora, tipos de dispositivos, uso de adjuvantes, ações contraindicadas, orientações complementares e informações sobre o serviço especializado de atenção à pessoa com estomia. O material é composto por uma folha dobrada, colorida e ilustrada, com três subdivisões. A parte externa contém a apresentação do material e dos responsáveis pela sua elaboração. Conclusão: O uso do folder educativo como ferramenta de apoio à assistência em estomaterapia, revelou- se eficaz no compartilhamento de informações essenciais ao autocuidado da pessoa com estomia. Além de facilitar a memorização e promover o autocuidado, o material contribui para a padronização das orientações e a prevenção de complicações, favorecendo a adaptação e a qualidade de vida das pessoas com estomia de eliminação.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Faria, V. B., Silva, M. G., Silva, K. G. M. D., Carvalho, M. E. A., Bracarense, C. F., & Goulart, B. F. (2025). ELABORAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO PARA AS PESSOAS COM ESTOMIA DE ELIMINAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2020
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Artigos