ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE STORYBOARD PARA TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA AO ENSINO DE ESTOMIA INTESTINAL A ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Authors

  • Luís Felipe Oliveira Ferreira Universidade Federal Do Piauí
  • Sandra Marina Gonçalves Bezerra Universidade Estadual Do Piauí
  • Cláudia Daniella Avelino Vasconcelos Universidade Federal Do Piauí
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade Universidade Federal Do Piauí

Abstract

Introdução: A enfermagem exerce papel essencial no cuidado às pessoas com estomias, abrangendo assistência perioperatória, suporte emocional e educação em saúde. No entanto, a escassez de enfermeiros especializados pode comprometer a qualidade desse cuidado, evidenciando a necessidade de uma formação acadêmica adequada sobre estomia intestinal de eliminação. Os estudantes de enfermagem enfrentam deficiências de conhecimento em cuidados com estomias, frequentemente associadas às limitações das metodologias tradicionais de ensino, que não favorecem o desenvolvimento da reflexão crítica necessária para uma prática de enfermagem segura e eficaz. Nesse contexto, o uso de tecnologias educacionais promove um aprendizado mais dinâmico e significativo. A pandemia de COVID- 19, por exemplo, impulsionou a adoção de metodologias alternativas. Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de um storyboard para tecnologia educacional voltada ao ensino de estomia intestinal a estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, pauta no referencial metodológico do Design Instrucional Contextualizado, na Aprendizagem Baseada em Equipes e nas diretrizes do Consenso Brasileiro de Cuidados de Enfermagem às Pessoas Adultas com Estomia de Eliminação. O processo de desenvolvimento ocorreu em três fases: 1. Análise: Caracterização dos estudantes de enfermagem e identificação de suas necessidades de aprendizagem, realizada entre maio e agosto de 2022, em três campi de uma universidade pública do Piauí. 2. Design: Realizada entre os meses de maio e agosto de 2022, em que se procedeu à estruturação do conteúdo educacional, objetivos de aprendizagem e etapas da aprendizagem baseada em equipes em cada unidade. Os objetivos foram definidos com base nas instruções do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. O conteúdo foi extraído das recomendações do consenso citado. 3. Desenvolvimento: Elaboração do storyboard entre setembro de 2022 e fevereiro de 2024, incluindo objetivos, conteúdos, textos base, imagens, questões e casos clínicos. A validação de conteúdo foi realizada com 19 enfermeiros estomaterapeutas, utilizando o Instrumento para Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde. Resultados: Desenvolveu-se o storyboard contendo cinco unidades de aprendizagem relacionadas a: 1) aprendizagem baseada em equipes; 2) anatomia e fisiologia do sistema gastrointestinal, 3) cuidados de enfermagem no pré- operatório, 4) intraoperatório e 5) pós-operatório. Evidenciou-se validade de conteúdo por meio da concordância de 19 experts em estomaterapia. Estes concordaram 100% em todos os componentes do domínio objetivo e relevância; no domínio estrutura não houve concordância completa apenas em um componente, com 95% de concordância. O teste binominal apontou uma concordância com precisão de aproximadamente 96% nas respostas. Conclusão: O storyboard foi considerado válido por especialistas e representa um recurso promissor para subsidiar a produção de tecnologias educacionais voltadas ao ensino de estudantes de Enfermagem sobre os cuidados de Enfermagem às Pessoas com Estomia de Eliminação.

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Published

2025-10-01

How to Cite

Ferreira, L. F. O., Bezerra, S. M. G., Vasconcelos, C. D. A., & Andrade, E. M. L. R. (2025). ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE STORYBOARD PARA TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA AO ENSINO DE ESTOMIA INTESTINAL A ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2023