JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO À CONTINUIDADE DO CUIDADO DE PESSOAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS.
Resumen
Introdução: Câncer colorretal é uma das principais causas da realização de estomias intestinais, podendo causar impactos significativos na vida de pacientes com essa condição (1). A confecção de estomias acarreta transformações físicas, emocionais e sociais, exigindo medidas de reabilitação e estratégias educativas para promover a adaptação e o autocuidado. Nesse contexto, tecnologias educacionais interativas podem contribuir para melhorar a autonomia e qualidade de vida dessas pessoas. Jogos educativos se destacam como ferramentas eficazes de aprendizagem, pois combinam elementos lúdicos com conteúdos técnicos de forma acessível (2). Apesar do potencial, identificou-se ausência de jogos digitais voltados à reabilitação de pacientes com estomias intestinais. Diante disso, o estudo propõe um jogo educativo como estratégia para apoiar a continuidade do cuidado. Objetivo: Desenvolver um protótipo de jogo educativo digital como tecnologia de apoio à educação em saúde de pessoas com estomias intestinais. Método: Estudo que utilizou o método Design Science Research (DSR), desenvolvido em seis etapas: identificação do problema, definição de objetivos, projeto e desenvolvimento, demonstração, avaliação e comunicação. A tecnologia foi desenvolvida como jogo online acessível que pode ser usado em diferentes dispositivos como smartphones, tablets e notebooks; fundamentada teoricamente no Consenso Brasileiro de Cuidados às Pessoas Adultas com estomias de Eliminação (2020). A fase de demonstração, envolve testes iniciais do protótipo, ajustes no conteúdo, jogabilidade e design. O jogo foi avaliado por cinco especialistas em estomaterapia, utilizando o modelo de validação de conteúdo de Fehring. Resultados: Protótipo desenvolvido, intitulado "StomaQuest: Entendendo e Cuidando da Estomia Intestinal", é composto por quatro módulos temáticos que abordam principais aspectos do autocuidado: (1) cuidados com a bolsa coletora e a pele periestoma; (2) sinais de alerta e complicações; (3) uso de produtos indicados por enfermeiros estomaterapeutas; e (4) retorno às atividades de vida diária. A estrutura pedagógica do jogo foi desenhada para promover o aprendizado por meio da experimentação, interação e reforço positivo, com desafios e quizzes que simulam situações reais. Disponível em plataforma online, o jogo facilita o acesso domiciliar e está alinhado às diretrizes do cuidado com estomias, especialmente no que tange à promoção da autonomia do paciente. Os avaliadores consideraram o jogo adequado, pertinente e relevante para a promoção do autocuidado. Os mesmos destacaram a clareza da linguagem, a coerência do conteúdo com a prática clínica e a aplicabilidade em ambientes hospitalares e domiciliares, sugerindo apenas ajustes estéticos pontuais. A validação confirmou o potencial do "StomaQuest" como recurso complementar à educação em saúde, contribuindo para a continuidade do cuidado de pessoas com estomias intestinais. Conclusão: O jogo "StomaQuest" representa uma inovação no campo da educação em saúde voltada a pessoas com estomias intestinais. A abordagem lúdica, aliada a conteúdos baseados em evidências, favorece o processo de reabilitação, promove o empoderamento e estimula a continuidade do autocuidado. A utilização dessa tecnologia pode contribuir para a superação de barreiras no ensino-aprendizagem, melhorar a adesão ao tratamento e reforçar o vínculo entre pacientes e profissionais de enfermagem. Futuramente, pretende-se validar a tecnologia com usuários e incorporar melhorias com base em avaliações de usabilidade e efetividade.Descargas
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Publicado
2025-10-01
Cómo citar
Grespi, L. D. O., Girondi, J. B. R., Leal, R. S., Soldera, D., Duarte, A. L. D. A. N., Boing, L., Santos, N. S. D., & Souza, C. N. F. D. (2025). JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO À CONTINUIDADE DO CUIDADO DE PESSOAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS. Congreso Brasileño De Terapia Estomal. Recuperado a partir de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2038
Número
Sección
Artigos
