TECNOLOGIA EDUCATIVA NO CUIDADO À CRIANÇA ESTOMIZADA: ELABORAÇÃO DE FOLDER INFORMATIVO.
Abstract
INTRODUÇÃO: A confecção de estomia em crianças representa um evento impactante, com implicações clínicas, emocionais e sociais que afetam tanto o paciente quanto seus familiares. O processo envolve desafios associados deste o preparo da cirurgia atá a alta hospitalar, considerando o retorno ao ambiente domiciliar, possíveis reinternações, continuidade do tratamento e reintegração ao convívio social. Diante disso, o cuidado com a criança estomizada exige da família a adoção de novas práticas de cuidado e reorganização das rotinas diárias para garantir uma adaptação saudável (1,2). Nesse contexto, torna-se fundamental uma assistência de enfermagem integral, que contemple desde o preparo para o procedimento cirúrgico até o suporte no pós-operatório (3,4). OBJETIVO: Desenvolver uma tecnologia educativa voltada à orientação de pais e familiares de crianças estomizadas no contexto da alta hospitalar e acompanhamento ambulatorial. MÉTODO: Relato de experiência sobre a elaboração de um folder informativo como uma estratégia educativa para pais e familiares de crianças com estomia intestinal. O processo de construção ocorreu duas etapas: 1-revisão bibliográfica sobre cuidados à criança com estomia intestinal, com busca de dados em periódicos da temática; 2- desenvolvimento da tecnologia, com baixo custo, durabilidade e aplicabilidade no ambiente hospitalar e ambulatorial. Análise qualitativa descritiva guiada por relevância prática, clareza, acessibilidade e aplicabilidade à elaboração do folder. RESULTADOS: O folder foi elaborado na plataforma online Canva, com linguagem acessível, elementos visuais atrativos e informações sobre cuidados com a estomia, prevenção de complicações, promoção da saúde e direitos da criança estomizada. O material resultante mostrou-se adequado à proposta educativa, permitindo fácil manuseio, ampla distribuição e boa receptividade pelo público-alvo, contribuindo para a capacitação dos cuidadores e fortalecimento do cuidado domiciliar. CONCLUSÃO: A construção de uma tecnologia educativa, como o folder desenvolvido, mostrou-se uma estratégia viável, acessível e eficaz para orientar pais e familiares no cuidado diário da criança estomizada. Ao integrar informações claras, recursos visuais atrativos e linguagem acessível, a ferramenta promove maior segurança, autonomia e qualidade do cuidado da criança com estomia no ambiente domiciliar e ambulatorial.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Costa, F. A. D., Teixeira, F. E., Sombra, S. E. L., Lima, G. A., Ventura, M. W. S., & Ponte, M. C. (2025). TECNOLOGIA EDUCATIVA NO CUIDADO À CRIANÇA ESTOMIZADA: ELABORAÇÃO DE FOLDER INFORMATIVO. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2064
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