CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA SOBRE CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM ÚLCERA RELACIONADO AO DIABETES MELLITUS
Abstract
INTRODUÇÃO A úlcera no pé associada ao diabetes mellitus constitui uma complicação frequente, com uma incidência anual estimada em 2%, impactando negativamente a qualidade de vida dos usuários1. A atuação do enfermeiro na prevenção e tratamento, especialmente na atenção primária, é crucial. O sistema SINBAD, que avalia localização, isquemia, neuropatia, infecção, área e profundidade, pode contribui na qualidade da consulta de enfermagem, aprimorando a comunicação multiprofissional e o monitoramento da cicatrização, visando a prevenção de novas úlceras e complicações mais graves2. Dada a importância do enfermeiro na gestão de complicações do diabetes, é essencial desenvolver competências específicas na formação acadêmica para garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem. A simulação surge como uma estratégia eficaz nesse processo, promovendo o treinamento de habilidades em ambientes controlados e estimulando raciocínio crítico, autoconfiança e liderança dos profissionais3. OBJETIVO Construir cenário de simulação clínica sobre consulta de enfermagem para pessoas com úlcera no pé relacionada ao diabetes mellitus. MÉTODO Estudo metodológico, com tipologia educacional, desenvolvido entre junho de 2024 a junho de 2025 em uma universidade pública do Distrito Federal, O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e aprovado sob o parecer nº 7.439.422. A construção do cenário foi fundamentada em referenciais teóricos que embasaram sua elaboração. O roteiro teórico-prático seguiu o modelo proposto por Fabri, alinhado às recomendações do Manual de Boas Práticas da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Quanto à elaboração do caso clínico, foram utilizadas as atualizações das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes e as recomendações do International Working Group on the Diabetic Foot, garantindo conformidade com as evidências e normativas atuais(1-4). RESULTADOS O cenário "Consulta de enfermagem para pessoa com úlcera relacionada ao diabetes mellitus" foi organizado em oito seções: conhecimento prévio do aprendiz, sendo eles anatomia, semiologia e semiotécnica em enfermagem, condições crônicas não transmissíveis com foco no diabetes mellitus e atenção primária em saúde; público-alvo, estudantes de enfermagem; fundamentação teórica diretrizes nacionais e internacionais sobre úlceras relacionadas à pessoa com diabetes, processo de enfermagem e atenção primária em saúde; preparação do cenário em que foram descritos todos os recursos humanos e físicos necessários para execução e checklist para o acompanhamentos dos observadores; desenvolvimento contemplando caso clínico, ações esperadas dos participantes, atores e facilitadores; debriefing focado, somativo e formativo; e avaliação por meio da Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem5. CONCLUSÃO O cenário apresenta potencial para aplicação na graduação e contribuição tanto na formação de enfermeiros quanto na assistência a pacientes com úlceras por diabetes, por meio de uma metodologia ativa inovadora.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Medeiros, L. D. S., Santos, P. H. F. D., Silva, A. L. D., Ferreira, P. B. P., & Cauduro, F. L. F. (2025). CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA SOBRE CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM ÚLCERA RELACIONADO AO DIABETES MELLITUS. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2110
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