CONHECIMENTO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENCAO DE LESAO POR PRESSAO EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA DA BAHIA
Abstract
Introdução: No século XXI, ampliaram-se as discussões sobre prevenção das lesões, especialmente a lesão por pressão. Acompanhando essas discussões, percebe-se o desenvolvimento de pesquisas as quais apontam que a prevenção da lesão tem custo menor quando comparado ao custo do tratamento1. O desenvolvimento das LPs durante a internação é um sinal importante da qualidade do cuidado oferecido. Assim espera-se que seja adotada uma estratégia de prevenção de forma sistemática para ajudar a reduzir a incidência destas2. A prevenção, avaliação e tratamento envolve um processo que requer uma assistência com prescrições pautadas em uma correta avaliação do paciente e tipo da lesão. Quando são implementadas estratégias para prevenção com eficiência na assistência, garantimos a qualidade desta, diminuindo os custos, período de internação, e recuperação adequada do paciente. Para tanto é necessário uma formação que favoreça o desenvolvimento de atitudes, habilidades que garantam ao profissional excelência no cuidado. As matrizes curriculares devem privilegiar o ensino da temática garantindo aos profissionais uma assistência segura e livre de danos aos pacientes3.É necessária a qualificação profissional, esta tem início durante a graduação, e alguns estudos sobre o conhecimento de acadêmicos sobre as LPs ainda são insuficientes4. Objetivo: Analisar o conhecimento de graduandos de enfermagem sobre prevenção da lesão por pressão em uma Universidade Pública da Bahia. Método: Estudo transversal descritivo. O lócus foi uma Universidade Pública. O projeto de pesquisa foi aprovado no comitê de ética CAE nº85666924.0.0000.0057. Os sujeitos foram graduandos de enfermagem entre o 5º e 10º semestres. Para coleta de dados realizada entre março e junho de 2025, utilizou-se o teste de conhecimento de Pieper. Os dados foram analisados por estatística descritiva pelo programa Statitical Package for the Social Science (SPSS) versão 21®. Resultados: participaram do estudo até o momento, 64 estudantes com idades entre 19 e 33 anos. 78,1% foram do sexo feminino, e 28,1% do 5º semestre. Da amostra estudada, 79,7% participaram de eventos científicos sobre o tema e utilizam a internet para atualização científica (95,3%). 43,8% dos estudantes assistiram palestras sobre a temática, e 71,9% leram artigos sobre LP. Dos 08 itens relacionados a avaliação e classificação das LPs 06 itens foram respondidos adequadamente pelos estudantes. Sobre a prevenção da LP, 96,9% reconhecem os fatores de risco e a necessidade de manutenção da pele livre de umidade (96,9%). No entanto, o item relacionado a frequência da inspeção sistemática da pele obteve apenas 25% de acertos, assim como a utilização incorreta de almofadas de água ou ar, frequentemente utilizada na prática clínica obteve também um menor número de acertos (7,8%). Conclusão: os dados coletados até o momento, demonstram que alguns itens relacionados a prevenção das LP precisam ser mais bem compreendidos pelos estudantes. Assim, é responsabilidade das instituições de ensino garantir que os estudantes obtenham os conhecimentos necessários para a prática ainda na graduação. Portanto, os programas educacionais de enfermagem precisam assegurar que os alunos recebam o conhecimento necessário para prevenção, estadiamento e classificação das lesões por pressão.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Azevedo, R. F., Rastely, L. F. S., Machado, C. D. A., & Faustino, T. N. (2025). CONHECIMENTO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENCAO DE LESAO POR PRESSAO EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA DA BAHIA. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2120
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Artigos
