SIMULAÇÃO REALÍSTICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE DESBRIDAMENTO INSTRUMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E AVALIAÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Abstract
Introdução: O desbridamento instrumental é uma técnica essencial no tratamento de feridas complexas e de difícil cicatrização. Trata-se de um procedimento que exige não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades motoras refinadas, controle emocional e raciocínio clínico bem desenvolvido. No entanto, a formação do enfermeiro generalista ainda apresenta lacunas importantes no ensino sistematizado e prático dessa técnica, o que pode comprometer a segurança e a eficácia na assistência prestada. Objetivo: O objetivo foi desenvolver e avaliar uma estratégia de ensino prático para o desbridamento instrumental, utilizando simulação realística de baixo custo, aliada à aplicação de uma escala de autoeficácia. Métodos: Este relato de experiência pedagógica, com abordagem quase- experimental, foi desenvolvido em uma universidade federal no estado da Paraíba, durante os meses de junho e julho de 2025. A proposta foi dividida em três etapas principais. 1. Construção dos cenários simulados: Para representar diferentes contextos teciduais, foram utilizados materiais acessíveis: laranja cortada para a técnica Cover; berinjela para a técnica Square; pata de vaca para a prática avançada das técnicas Square e Slice; e vela para simular o desbaste de hiperqueratose, especialmente relevante no cuidado de pés de pacientes com diabetes mellitus. 2. Desenvolvimento da aula prática sistematizada: A prática incluiu: técnica estéril de enluvamento e preparo do campo estéril; higiene e preparo do leito da ferida; seleção e encaixe da lâmina no cabo de bisturi; manuseio correto do porta-agulha; uso apropriado da pinça anatômica com e sem dente, de acordo com o tecido; além da prática supervisionada das técnicas Square, Slice, Cover e do desbaste de hiperqueratose. 3. Avaliação da autoeficácia: Aplicou-se a Escala de Autoeficácia para o Desbridamento Instrumental, construída com base na teoria de Bandura. A escala foi aplicada antes e após a prática simulada, avaliando seis domínios: conhecimento sobre materiais e instrumentos; indicações e contraindicações; técnicas específicas; controle emocional; diagnóstico e conduta terapêutica; e barreiras formativas e organizacionais. Resultados: A primeira aplicação da escala indicou baixos níveis de autoeficácia entre os estudantes, com maior dificuldade nos domínios técnico-práticos e emocionais, como o medo de causar dor ou sangramento e a insegurança no uso dos instrumentos. Após a prática simulada, houve melhora significativa em todos os domínios avaliados. Destacaram-se: aumento da confiança no uso dos instrumentos; domínio das técnicas ensinadas; maior segurança emocional e capacidade de tomar decisões clínicas apropriadas. Conclusão: A utilização da simulação realística como estratégia pedagógica, aliada à avaliação da autoeficácia, mostrou-se eficaz no desenvolvimento das competências necessárias para a realização segura e confiante do desbridamento instrumental. A experiência reforça a importância de inserir práticas simuladas no currículo da enfermagem, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados técnica e emocionalmente para o cuidado de feridas complexas.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Silva, R. A., César, E. A., Videres, A. R. N., Santos, V. B., Lopes, C. T., Oliveira, L. B. D., & Sampaio, L. R. L. (2025). SIMULAÇÃO REALÍSTICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE DESBRIDAMENTO INSTRUMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E AVALIAÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2224
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