GAMIFICAÇÃO NA ESTOMATERAPIA: CONSTRUÇÃO DE JOGO PARA O ENSINO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA E FECAL
Abstract
Introdução: A incontinência urinária e fecal representa um desafio significativo na saúde pública, impactando profundamente a qualidade de vida dos indivíduos. Desta maneira, a formação de enfermeiros pós-graduandos em estomaterapia, capacitados para o manejo integral desses casos, é essencial. Nesse contexto, estratégias educacionais inovadoras, como a aprendizagem baseada em jogos, emergem como ferramentas promissoras, pois promovem engajamento, estimulam o raciocínio crítico, permitem a aplicação prática do conhecimento em um ambiente seguro e favorecem o desenvolvimento de habilidades clínicas essenciais. Objetivo: desenvolver um jogo sobre incontinência urinária e fecal para pós-graduandos de enfermagem em estomaterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico que descreve a criação de uma tecnologia educacional em formato de jogo. O processo de desenvolvimento seguiu três fases: concepção na qual foi definido o tema, público-alvo e objetivos de aprendizagem específicos; design e conteúdo no qual foi elaborado a mecânica do jogo, roteiro dos cenários clínicos e redação das cartas, baseada em evidências científicas e expertise clínica em estomaterapia, com a criação de 29 cenários de pacientes; e por último, a fase de confecção e teste piloto, na qual foi desenvolvida a produção dos protótipos das cartas e aplicação inicial com um pequeno grupo de pós-graduandos para observação da jogabilidade e coleta de feedback preliminar. Resultados: O jogo desenvolvido, denominado "Incontinência: Plano de Cuidados em Cartas", é composto por 29 cartas de cenário de pacientes e baralhos separados de cartas de resposta (cerca de 90 cartas), categorizadas em: Tipo de Incontinência, Causas/Fatores de Risco, Sinais e Sintomas Chave, Intervenções de Enfermagem/Tratamentos e Produtos/Dispositivos. A mecânica envolve a análise de um cenário clínico por grupos de jogadores, que devem selecionar as cartas de resposta mais adequadas para elaborar um plano de cuidados completo, com todas as cartas de resposta visíveis. Para dinamizar o processo e simular um ambiente de tomada de decisão rápida, há um limite de tempo de 120 segundos para a elaboração de cada plano. Os objetivos de aprendizagem do jogo incluem: identificar tipos de incontinência; associar causas e fatores de risco; reconhecer sinais e sintomas; planejar intervenções de enfermagem; e indicar produtos e dispositivos de forma coerente ao caso clínico. Considerações Finais: A construção deste jogo representa um avanço na busca por metodologias ativas no ensino da estomaterapia. Desafios incluíram a transposição de conteúdo complexo para a lógica lúdica e a garantia da acurácia clínica. A próxima etapa crucial será a validação de conteúdo por especialistas e a validação clínica com o público-alvo, a fim de atestar sua eficácia educacional. O jogo permite desenvolver competências como raciocínio clínico, tomada de decisão, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, fundamentais para a prática avançada do enfermeiro estomaterapeuta. Descritores: Jogo; Incontinência; Tecnologia Educacional; Enfermagem.Downloads
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Published
2025-10-01
How to Cite
Shimazaki, M. R. P., Ferrari, C. M. M., & Fernandes, C. N. (2025). GAMIFICAÇÃO NA ESTOMATERAPIA: CONSTRUÇÃO DE JOGO PARA O ENSINO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA E FECAL. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2279
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