ELABORAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO PARA A PREVENÇÃO DE LESÕES EM AMBIENTE HOSPITALAR
Resumo
Introdução: O termo lesão, pode ser descrito como uma descontinuidade do tecido cutâneo, decorrente de inúmeros fatores agressores, sejam intrínsecos ou extrínsecos. Quando o indivíduo está hospitalizado, principalmente em situações graves, ficam mais expostos ao uso dos dispositivos invasivos, desse modo, mais vulneráveis para o aparecimento de lesões, a exemplo das adquiridas por dispositivos médicos. O uso de tecnologias educativas (TE) na saúde está sobreposto a uma simples elaboração e uso de um constructo, devendo ser considerada uma linearidade de passos, além de trazer aparato cientifico confiável. De acordo com estudos, atualmente tecnologias educativas dos mais variados formatos e meios de propagação estão sendo construídas, validadas e utilizadas no cuidado à saúde, tecnologias estas que tornam a prática de educação em saúde mais efetiva e mais resolutiva. Objetivo: Elaborar folder educativo para a prevenção de lesões em ambiente hospitalar. Método: Trata-se de um estudo metodológico, na fase construção de um folder educativo para prevenção de lesões em ambiente hospitalar. Para elaboração da tecnologia adotou-se os seguintes passos: levantamento bibliográfico, seleção de elementos textuais, identificação do texto final, seleção de elementos não textuais e construção gráfica do folder. Não houve necessidade de submissão para o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Resultados: A tecnologia foi idealizada na finalidade de ser concisa, prática e didática, adotando a equipe de Enfermagem como seu público-alvo. O folder é um instrumento que permite uma apresentação de conteúdo de forma compacta, rápida e dinâmica, apresentando quantitativo total de 2 laudas, apresentando 3 subdivisões, incluindo uma área externa e uma área interna. Em sua subdivisão central, nota-se a apresentação, evidenciando a logo da instituição orientadora, o título e uma imagem que remete a inspeção da pele em ambiente hospitalar, uma frase, definindo de forma encorajadora o que é buscado na obra e a autoria da obra, em seu quadrante esquerdo, foi contemplado os estadiamentos das lesões e alguns conceitos adicionais, e por fim em seu quadrante direito, uma imagem representando indivíduos saudáveis para remeter um sucesso em prevenção e referências em formato Vancouver. Em sua segunda parte, semelhante a anterior, é dividida em 3 quadrantes, trazendo uma breve explicação sobre a fisiologia da pele, conceitualização do termo ferida e suas principais causas. Em seu próximo quadrante, o folder aborda os principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesões de pele. Por fim, em seu terceiro quadrante, evidenciou-se as principais formas de prevenção de lesões em pacientes internados na unidade. Além dos erros cometidos na manipulação do paciente com dispositivos médicos. Utilizou-se um referencial teórico na escolha de todos os elementos escolhidos com a finalidade de atrair o leitor e tornar a o processo comunicativo satisfatório. Conclusão: Nessa perspectiva, nota-se que apenas a verbalização das informações é uma estratégia defasada para transferência adequada das informações pertinentes, por isso, a necessidade de desenvolver recursos educativos. O constructo, por sua vez, é de grande estima para profissionais que atuam na área hospitalar, impactando diretamente na qualidade da assistência e do perfil de prevenção dos profissionais.