DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS COM CRIANÇAS COM TRAQUEOSTOMIA EM DOMICÍLIO

Authors

  • Paula Cristina Nogueira Escola De Enfermagem Da Universidade De São Paulo
  • Regina Célia Dos Santos Diogo Escola De Enfermagem Da Universidade De São Paulo
  • Letícia Alves Soares Escola De Enfermagem Da Universidade De São Paulo
  • Karin Emilia Rogenski Hospital Universitário Da Universidade De São Paulo
  • Nanci Cristiano Dos Santos Hospital Universitário Da Universidade De São Paulo
  • Aurea Tamami Minagawa Toriyama Escola De Enfermagem Da Universidade De São Paulo

Abstract

Introdução: A assistência de enfermagem à criança com doenças crônicas é fundamental durante a hospitalização e permite que o enfermeiro e sua equipe preparem a criança e capacitem sua família para a desospitalização ou alta hospitalar. Objetivo: desenvolver uma cartilha educativa sobre cuidados com crianças com traqueostomia em domicílio. Método: estudo metodológico, realizado em 2024/2025 com as seguintes etapas: conceituação; desenvolvimento; implementação; e avaliação. A avaliação da cartilha foi feita por enfermeiros estomaterapeutas de unidades pediátricas, atendimento domiciliar e ambulatorial de um hospital universitário da cidade de São Paulo, por meio de um instrumento com itens sobre objetivo, conteúdo, usabilidade e eficiência. Para cada item o avaliador atribuiu o valor de 1 para “concordo” e 0 para “discordo”. Após adequações sugeridas pelos especialistas, a cartilha foi avaliada quanto à usabilidade e eficiência por familiares de crianças com traqueostomia, com a mesma pontuação para os itens. Foram excluídos familiares menores de 18 anos, analfabetos e deficientes visuais. A análise estatística foi descritiva, utilizando a Razão de Validade de Conteúdo (CVR) e considerado adequado CVR ? 0,8. O projeto foi aprovado pelos Comitês de ética em Pesquisa da instituição proponente, parecer: 6.928.762 e da co-participante, parecer: 6.995.202. Resultados: o desenvolvimento da cartilha foi fundamentado em teorias de enfermagem, de acordo com as etapas do Processo de Enfermagem, utilizando linguagens padronizadas e com auxílio de um sistema de apoio à decisão. Para fornecer orientações atualizadas e de acordo com as melhores práticas, foi realizada revisão da literatura. De acordo com os diagnósticos de enfermagem identificados, os resultados esperados e as intervenções propostas, a cartilha contém dados de identificação da criança, Unidade Básica de Saúde de referência e materiais fornecidos, informações sobre o que é traqueostomia, lavagem das mãos, posicionamento da criança, cuidados com o estoma, manuseio da cânula, aspiração de secreções, o que fazer em emergências, alimentação, hidratação, sono, vestuário, higiene, comunicação com a criança, vida social, lazer e saúde dos familiares. A diagramação foi realizada por profissionais da área. A cartilha foi disponibilizada nas versões impressa e digital: https://www.canva.com/design/DAGRSxHEHyc/-QolsCRJr_txuHmie5JXow/viewutm_content=DAGRSxHEHyc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&ut,Foi avaliada e aprovada por 15 enfermeiros, com CVR médio de 0,97, e dez familiares, com CVR médio de 0,95. Conclusão: a cartilha educativa desenvolvida fornece orientações para o cuidado integral da criança e família no domicílio e pode ser utilizada como material educativo no preparo da desospitalização.

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Published

2025-10-01

How to Cite

Nogueira, P. C., Diogo, R. C. D. S., Soares, L. A., Rogenski, K. E., Santos, N. C. D., & Toriyama, A. T. M. (2025). DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS COM CRIANÇAS COM TRAQUEOSTOMIA EM DOMICÍLIO. Brazilian Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2015