PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES QUEIMADOS EM CENTRO TERCIÁRIO DE FORTALEZA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS PARA O SISTEMA DE SAÚDE (2022-2024).

Autores/as

  • Gabrielle Fávaro Holanda Aires Instituto Dr José Frota
  • Kelcyane Eliotério Freire De Albuquerque Glic Saude - Curativos, Diabetes E Nutrição Ldta
  • Michelli Fávaro Holanda Lima Maternidade Escola Assis Chateaubriand
  • Carlos André Lucas Cavalcanti Instituto Dr José Frota
  • Ana Lydiane Saldanha De Oliveira Instituto Dr José Frota
  • Samira Rocha Magalhães De Alencar Instituto Dr José Frota
  • Fabiano Andrade Da Costa Ufc
  • Vanessa Silveira Faria Instituto Dr José Frota

Resumen

INTRODUÇÃO: As queimaduras representam um dos mais antigos e complexos desafios para a saúde humana, com registros de tratamento já descritos no Papiro de Edwin Smith, datado de aproximadamente 1600 a.C. Com o avanço da tecnologia e o processo de urbanização, surgiram novos perfis de lesões, como as decorrentes de acidentes industriais e choques elétricos. Em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou as queimaduras como a quinta principal causa de morte acidental no mundo, caracterizando-as como um grave problema de saúde pública [1]. No Brasil, entre os anos de 2015 e 2020, foram registrados 19.772 óbitos por queimaduras, obtendo como maior percentual (53,3%) ocasionada por agentes térmicos, seguidos por causas elétricas (46,1%) [2]. Segundo Potokat et al., a insuficiência de estrutura nos serviços de saúde, aliada à escassez de profissionais capacitados e à dificuldade de acesso a cuidados especializados, contribui para o agravamento dos desfechos clínicos desses pacientes [3]. OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico, sociodemográfico e clínico dos pacientes atendidos no Centro de Tratamento de Queimados de um hospital terciário em Fortaleza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-10-01

Cómo citar

Aires, G. F. H., Albuquerque, K. E. F. D., Lima, M. F. H., Cavalcanti, C. A. L., Oliveira, A. L. S. D., Alencar, S. R. M. D., Costa, F. A. D., & Faria, V. S. (2025). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES QUEIMADOS EM CENTRO TERCIÁRIO DE FORTALEZA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS PARA O SISTEMA DE SAÚDE (2022-2024). Congreso Brasileño De Terapia Estomal. Recuperado a partir de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2197