SIMULAÇÃO SOBRE LESÃO POR PRESSÃO NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: Lesões por pressão (LP) são danos localizados na pele e/ou tecidos moles, geralmente sobre proeminências ósseas ou associadas ao uso de dispositivos médicos. A LP é um problema de saúde pública e indicador negativo de qualidade e a diminuição de sua ocorrência e das complicações representa uma prioridade assistencial. A simulação clínica permite a vinculação da teoria com a prática, reproduzindo aspectos essenciais de situações cotidianas em ambiente seguro e controlado, permitindo erros sem prejuízo real ao paciente e aprendiz. O desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes eficazes para prevenir e tratar a LP é o caminho para alcançar uma assistência integral adequada e um alto desempenho no contexto formativo. Capacitar a equipe de enfermagem utilizando estratégias de ensino que visem a melhor qualificação pode diminuir a ocorrência e complicações decorrentes da LP. Objetivo: Descrever a experiência do ensino da prevenção e tratamento da LP utilizando simulação. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, que descreve a realização de um treinamento sobre prevenção e manejo da LP com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de uma instituição de longa permanência para idosos filantrópica. O treinamento teve duração de dois dias totalizando 6 horas, contou com a participação de 29 profissionais e foi ministrado por professores de graduação, sendo um enfermeiro estomaterapeuta com doutorado e publicações científicas e experiência sobre simulação e LP e uma médica cardiologista com experiência em simulação. Também participaram da elaboração e execução do treinamento um aluno de graduação em enfermagem e dois alunos de graduação em medicina. A atividade foi proposta por uma universidade privada como extensão universitária. No primeiro dia foi realizada uma aula expositiva sobre prevenção, classificação e avaliação da LP e em seguida realizado simulação com o mesmo tema, seguida de debriefing estruturado. No segundo dia, as mesmas atividades foram realizadas com o tema tratamento da LP. Os cenários foram elaborados previamente. Foi utilizada moulage para construção das lesões e pacientes padronizados. Resultados: a atividade proporcionou atualização e melhora do conhecimento da equipe de enfermagem, podendo contribuir com a melhora da assistência e da segurança do paciente, além de cumprir com o papel social da instituição de ensino superior, beneficiando a população, conforme os princípios da extensão universitária. A simulação proporcionou a vivência de uma situação próxima ao real em um ambiente controlado e, principalmente, fomentou a discussão durante o debriefing, quando houve participação ativa dos aprendizes e os facilitadores puderam conduzir as discussões para que os objetivos de aprendizado fossem atingidos. Os participantes relataram elevada satisfação com o treinamento, além de se sentirem mais preparados para realizarem intervenções para prevenção e manejo da LP. Conclusão: a capacitação dos profissionais da enfermagem sobre LP é necessária. O uso da simulação para abordar o tema tem o potencial de modificar a realidade assistencial em qualquer instituição de saúde, ao passo que possui elevada curva de aprendizado e pode ser utilizada em situações complexas, aumentando a qualidade assistencial e a segurança do paciente.