“ESTOMACAST”: UM PODCAST EDUCATIVO PARA PESSOAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS
Resumo
INTRODUÇÃO: A confecção de uma estomia pode apresentar-se como um desafio para algumas pessoas, advindo de mudanças físicas, emocionais e sociais. É indispensável uma assistência especializada com a introdução de novos saberes acerca dessa condição1. A educação em saúde a essa população se torna facilitada e atraente com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)2, como os podcasts, que são arquivos digitais de áudios da internet, que favorecem mudanças de comportamento em saúde3. Assim, faz-se necessário a produção de recursos tecnológicos que auxiliem no processo de educação de pessoas com estomias intestinais. OBJETIVO: Relatar a experiência do desenvolvimento de um podcast educativo para pessoas com estomias intestinais. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado entre janeiro de 2022 a março de 2023, em Natal/RN. Para a construção do podcast foi levado em consideração um referencial metodológico4, sobre os procedimentos técnicos para essa tecnologia, executado em sete etapas: (1) definição da temática; (2) escolha dos participantes; (3) definição dos equipamentos necessários; (4) elaboração do roteiro/Pauta; (5) gravação do episódio; (6) edição do podcast; (7) publicação do episódio. A gravação ocorreu no formato de entrevista, na qual o autor da pesquisa foi o apresentador, acompanhado de uma enfermeira convidada, e ocorreu em uma produtora de podcasts local. Os roteiros foram do tipo pauta-transcrita, elaborados com auxílio do Microsoft Word 2016. Os episódios foram gravados e editados por um sonoplasta e ancorados em plataformas digitais de áudio. Por se tratar de um relato de experiência não houve a necessidade de apreciação em Comitê de Ética. RESULTADOS: O processo de desenvolvimento do podcast iniciou com a definição da temática e elaboração do roteiro, com base na literatura, referente às principais recomendações para o autocuidado de pessoas com estomias intestinais, além de uma prospecção tecnológica das características dos podcasts para essa população existentes no Deezer e Spotify. O roteiro apresentava informações para o entrevistador e convidada, definidos anteriormente, com o objetivo de guiar a conversa, sendo avaliado por especialistas na área. Após esse processo, ocorreu a gravação do podcast, nomeado “EstomaCast”, que foi dividido em dois episódios: “Cuidados com a estomia intestinal, pele periestomal e possíveis complicações” e “Os cuidados com a higiene, esvaziamento e troca de bolsas coletoras de estomias intestinais”, com tempo médio de duração de 29 minutos cada, apresentando descrição do conteúdo e imagem de capa. O “EstomaCast” foi publicado no Spotify (https://open.spotify.com/show/22h7QwDy7Wo91XYjBb81Jj?si=d70bee31f8704278) e Deezer (https://deezer.com/show/5877977), com seu acesso disponível de forma gratuita através dos links. CONCLUSÃO: A experiência no desenvolvimento do “EstomaCast” contribuiu para explorar o processo de produção de uma tecnologia sonora como ferramenta educacional, além de ampliar os conhecimentos sobre estomaterapia. O podcast tem o potencial de ser utilizado como um recurso inovador para a prática de educação em saúde por promover educação sobre autocuidado e ajudar na adaptação desses sujeitos de forma gratuita e facilitada.