CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA O USO DE INSULINA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO

Autores

  • JULIANY LINO GOMES SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • CHRISTIAN NELSON SCHLOSSER UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • SILMARA NUNES ANDRADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • NELSON MIGUEL GALINDO NETO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
  • FLÁVIA DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • MARIA HELENA MELO LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • DANILO DONIZETTI TREVISAN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Resumo

Introdução: A crescente prevalência do diabetes no mundo impõe diversos desafios, tais como a adesão ao tratamento com insulina pelas pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Por meio da consulta de enfermagem, é possível estimular a autonomia desses indivíduos e, assim, empoderá-los para tornarem- se protagonistas do seu próprio cuidado e das decisões referentes à sua condição de saúde1,2. Neste sentido, enfermeiros que atuam em serviços de atenção primária devem estar preparados e capacitados para agirem precisamente nas mudanças comportamentais incluindo a adesão medicamentosa e o uso seguro de medicamentos. Todavia, observam-se fragilidades na condução desta tecnologia leve, provavelmente, relacionadas ao ensino da graduação. Neste sentido, a simulação clínica tem se destacado entre os recursos pedagógicos mais efetivos, uma vez que proporciona aprendizagem significativa para os estudantes3. Objetivo: construir e validar um cenário de simulação clínica para o ensino de estudantes sobre consulta de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus tipo 2 em uso inicial de insulina. Método: Estudo metodológico, realizado em instituição de ensino superior de Minas Gerais, Brasil, entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022. As etapas percorridas envolveram construção do cenário, validação por 16 juízes e testagem do cenário por 30 estudantes. Para avaliar a compreensibilidade do público-alvo, utilizou-se a técnica da entrevista cognitiva. O modelo conceitual proposto por Jeffries4 e os guias da International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning5 foram seguidos para elaboração do cenário. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local, parecer no 5.241.491. Resultados: O cenário denominou-se “Consulta de enfermagem para o ensino do uso inicial de insulina à pessoa com Diabetes Mellitus tipo 2”. Construiu-se o cenário e a lista de verificação para a sua validação; em seguida, realizou-se validação de face e conteúdo. A versão final validada foi constituída por sete componentes conceituais (contexto, background, design, experiência simulada, ações do facilitador, estratégia educacional, participantes e resultados esperados). O valor geral do índice de validade de conteúdo foi 0,98. Notou-se alta compreensibilidade pelo público-alvo na testagem do cenário. Conclusão: O cenário obteve adequada validade e compreensibilidade. A utilização desta ferramenta de ensino pode contribuir para a formação de futuros enfermeiros com relação à consulta para o paciente em uso de insulina.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

LINO GOMES SILVA, J. ., NELSON SCHLOSSER, C. ., NUNES ANDRADE, S. ., MIGUEL GALINDO NETO, N. ., DE OLIVEIRA, F. ., HELENA MELO LIMA, M. ., & DONIZETTI TREVISAN, D. . (2023). CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA O USO DE INSULINA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/834