IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO SOBRE ESTOMIAS DE ELIMINAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
INTRODUÇÃO: As estomias de eliminação são intervenções cirúrgicas realizadas para exteriorizar uma parte do sistema digestório e urinário, criando um orifício entre os órgãos internos e o meio externo para a eliminação de fezes, de gases e de urina. Tal procedimento é necessário após condições traumáticas ou patológicas.¹ O perfil de pessoas estomizadas no Brasil é predominantemente do sexo feminino, com idade superior a 60 anos e apresentando como fator causal da cirurgia geradora de estomia o câncer colorretal.² A presença do estoma provoca mudanças significativas na vida da pessoa, englobando todo seu biopsicossocial. Ademais, apesar de visar a melhora da qualidade de vida, quando mal dirigida pode ter ação contrária por atingir negativamente a autopercepção do indivíduo, influenciada por dúvidas e crenças depreciativas diante da nova condição.³ Desse modo, é essencial que os enfermeiros, se capacitem nessa área, pois trata-se de uma temática de constante aprendizado, responsável por desenvolver habilidades que podem mudar a vida dos pacientes. OBJETIVO: Relatar acerca da importância da realização de uma capacitação sobre estomias de eliminação para desenvolvimento acadêmico dos discentes. MÉTODO: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado por membros de uma liga de Estomaterapia de uma universidade federal, a partir de uma capacitação acadêmica desempenhada por seus ligantes, dentre eles: alunos em formação e pós-graduandos; em duas etapas. O primeiro encontro foi realizado de maneira remota, abordando o ensino de tópicos quanto ao cuidado e manejo das estomias de eliminação urinária e intestinal. Em um segundo momento, ocorreu o desenvolvimento de habilidades práticas, relacionadas ao conteúdo discutido previamente. RESULTADOS: A reunião online ocorreu por meio de uma plataforma de comunicação, que contou com participação de 10 pessoas, sendo 2 destas as responsáveis por ministrar o conteúdo da atividade de ensino. Durante a aula, com duração de 1 hora, os ouvintes tiveram acesso a pontos relacionados ao conceito, materiais utilizados na manutenção e possíveis complicações dos estomas de eliminação. A exposição foi auxiliada pela utilização de slides e ilustrações, para facilitar a compreensão do público- alvo. Em um momento posterior, realizou-se uma exposição presencial com o intuito de fixar o conteúdo e possibilitar o desenvolvimento de habilidades práticas. Desta forma, foram apresentados materiais, como diferentes modelos de bolsa de estomia, produtos para prevenção e tratamento de lesão periestoma, instrumentos especiais para manejo de complicações, além do treinamento para corte da placa da bolsa de ostomia. Ambos os momentos possibilitaram a interação entre os ligantes, através da explanação da temática e esclarecimento de dúvidas, sendo capaz de propiciar o aperfeiçoamento do raciocínio clínico necessário para o cuidado ao paciente estomizado dentro e fora do ambiente universitário. CONCLUSÃO: O conhecimento sobre estomias torna-se um grande diferencial na prática profissional de Enfermagem, visto que a troca de conhecimentos durante a capacitação proporcionou aos membros da liga um crescimento científico capaz de melhorar o autocuidado e qualidade de vida do paciente ostomizado. Assim, incitar momentos de aprendizado, ainda na graduação, mostrou-se proveitoso aos estudantes, o que repercutirá de forma positiva na prática profissional.