MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM ESTOMATERAPIA

Autores

  • Roberto Canavezzi Universidade São Caetano Do Sul
  • Ana Paula Marcon Carniel Universidade São Caetano Do Sul
  • Natália Mercurio Rodriguez Lopez Universidade São Caetano Do Sul
  • Jeysa Graciela Soares Aguiar Universidade São Caetano Do Sul
  • Geysiane Ferreira Da Rocha Universidade São Caetano Do Sul

Resumo

INTRODUÇÃO: A lesão por pressão (LP) é um problema de saúde pública no país, sendo considerada um evento adverso na assistência à saúde, potencialmente evitável, e um indicador de qualidade em saúde, pois sua ocorrência está diretamente relacionada à segurança do paciente. Em ambientes hospitalares, identifica-se uma prevalência de 16% a 29%, a depender do setor de internação do paciente. O desenvolvimento da LP dificulta o processo de recuperação funcional do paciente, podendo causar dor e levar à mortalidade ou ao desenvolvimento de complicações em sua saúde, o que compromete sua qualidade de vida e socialização, prolonga o tempo de internação, elevando os custos financeiros institucionais e impactando no aumento da carga de trabalho da equipe de saúde. Neste sentido, o processo de aprendizado deve ser centrado na independência e na autogestão da aprendizagem com efetividade, objetividade e aplicabilidade ao cotidiano. O educador assume papel de facilitador e agente de transformação. A linguagem musical é um recurso lúdico de destaque como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem e compartilhamento de informações sobre LP e estratégias de prevenção a profissionais de saúde, que, quando bem orientados, são fundamentais na manutenção de uma pele saudável. OBJETIVO: Elaborar melodia através de IA e música pré- determinada sobre medidas de prevenção da LP, utilizando a linguagem musical na educação de profissionais de saúde. MÉTODO: No processo de construção da música, foi utilizado o aplicativo Suno?, o qual gera melodias para letras pré-determinadas. Foi selecionada a opção “custom”, digitada a letra pré- formulada, escolhido o estilo “rap, male vocals” e acionado o botão “create”. Após escrever a letra de acordo com a temática definida, optou-se pelo estilo musical RAP por sua popularidade. RESULTADO: A seguinte música foi gerada como resultado da construção musical pela ferramenta Suno?:“OLHEM A MINHA PELE”/ “Estive muito doente/ E fiquei longo tempo internado/ Durante a internação/ Ninguém se preocupou/ Em me mudar de posição/ Por não avaliarem minha pele/ Não perceberam uma leve vermelhidão/ Que se transformou/ Numa pequena lesão/ Enquanto a doença melhorava/ Por não receber os cuidados adequados/ Minha pele cada vez mais se deteriorava/ A cada dia piorava/ Ao invés de fechar/ A lesão só aumentava/ Meu irmão/ Começou a infecção/ A dor só piorava/ Meu quadro se agravava/ E o que se iniciou/ Com uma simples vermelhidão/ Me levou para o caixão.” CONCLUSÃO: O presente estudo demonstra a criação de músicas com conteúdos temáticos, utilizando a tecnologia como facilitadora, sendo opção relevante como ferramenta para dinamizar, qualificar e promover a educação permanente em saúde.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Canavezzi, R., Carniel, A. P. M., Lopez, N. M. R., Aguiar, J. G. S., & Rocha, G. F. D. (2025). MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM ESTOMATERAPIA. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/1974