A VIVÊNCIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO CUIDADO ESPECIALIZADO EM ÚLCERAS VENOSAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Evelyn Caroline Ferreira Ramos Universidade Federal Do Paraná
  • Ricson Romario Nascimento Hospital De Clínicas Da Universidade Federal Do Paraná
  • Shirley Boller Universidade Federal Do Paraná

Resumo

Introdução: As úlceras venosas representam um desafio significativo no campo da enfermagem, por demandarem cuidados prolongados, sistematizados e baseados em conhecimentos técnicos e científicos1. O cuidado especializado nesse contexto envolve avaliação criteriosa, escolha adequada de coberturas, manejo da dor, prevenção de infecções e, sobretudo, uma abordagem humanizada2. A participação do acadêmico de enfermagem em programas institucionais como a iniciação científica, permite integrar teoria e prática, fortalecendo sua competência para uma prática clínica fundamentada em evidências. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica do cuidado especializado em úlceras venosas. Método: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante a iniciação científica em um Ambulatório de Tratamento de Úlceras Venosas, entre março e junho de 2025. A experiência ocorreu no cuidado especializado em feridas, especificamente no acompanhamento do tratamento de um paciente com úlcera venosa. As ações foram supervisionadas por enfermeiros especialistas, respeitando os limites da atuação acadêmica. Durante o período, foram realizadas atividades como avaliação da ferida, limpeza, desbridamento, aplicação de coberturas, uso de terapia compressiva e orientação ao paciente. As vivências foram analisadas de forma reflexiva, considerando suas contribuições para a formação profissional. Resultados: A experiência envolveu o cuidado de um paciente com úlceras venosas ativas. Inicialmente, percebeu-se baixa adesão traduzido na falta às consultas agendadas, atrasos e resistências para realizar exames solicitados pelo profissional enfermeiro. Após um mês, estabeleceu-se vínculo com a equipe, resultando em mudanças significativas na cicatrização. Foi possível acompanhar todas as fases do processo cicatricial, o gerenciamento do exsudato e a importância da adesão às orientações para restabelecer a função de barreira da pele, promovendo saúde e qualidade de vida. A vivência imersiva na aceleração da cicatrização de lesões de difícil cicatrização, transcendeu a teoria e despertou no acadêmico de enfermagem uma compreensão prática e profunda das condutas clínicas, evidenciando o impacto transformador do cuidado especializado3. Conclusão: A experiência permitiu uma visão ampliada sobre a importância de abordagens especializadas no cuidado em lesões de difícil cicatrização. A baixa adesão inicial possibilitou compreender os múltiplos fatores que interferem na efetividade terapêutica. Observar a importância do vínculo enfermeiro-paciente é fundamental para estabelecer a confiança mútua com vista à cicatrização. A inserção do estudante em cenários reais contribui de forma significativa para a construção da identidade profissional, tornando o aprendizado mais crítico e comprometido com a integralidade da atenção, além de reforçar a importância do cuidado especializado pautado em evidências científicas para obtenção de desfechos positivos.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Ramos, E. C. F., Nascimento, R. R., & Boller, S. (2025). A VIVÊNCIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO CUIDADO ESPECIALIZADO EM ÚLCERAS VENOSAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2081