CONSTRUÇÃO DE MATERIAL LÚDICO-EDUCATIVO SOBRE CATETERISMO INTERMITENTE LIMPO PARA CRIANÇAS COM DISFUNÇÃO NEUROGÊNICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR

Autores

  • Drielle Fernanda De Arruda Universidade Federal Do Paraná
  • Maria Heloisa Madruga Chaves Pontifícia Universidade Católica Do Paraná
  • Talita Rosa Universidade De São Paulo
  • Camila Girardi Fachin Universidade Federal Do Paraná
  • Gisela Maria Assis Universidade De São Paulo
  • Rita De Cássia Domansky Pontifícia Universidade Católica Do Paraná
  • Ana Rotilia Erzinger Pontifícia Universidade Catolica Do Paraná
  • Rogério De Fraga Universidade Federal Do Paraná

Resumo

Introdução: A disfunção neurológica do trato urinário inferior (DNTUI) em crianças com malformações como a mielomeningocele pode demandar intervenções contínuas, como o cateterismo intermitente limpo (CIL), para a prevenção de complicações urológicas. Objetivos: Diante dos desafios relacionados à adesão ao procedimento, o presente estudo teve como objetivo construir um material lúdico-educativo sobre o CIL voltado a crianças com DNTUI. Método: Trata-se de um estudo metodológico conduzido em três etapas: (1) construção do conteúdo, com base em diretrizes internacionais (ICCS, ESPU, EAUN); (2) Validação, que foi realizada por 15 especialistas (5 enfermeiros, 5 fisioterapeutas pélvicos e 5 médicos) com ao menos dois anos de experiência no cuidado de crianças com DNTUI. Os juízes foram recrutados por amostragem bola de neve e os dados analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC); (3) Adaptação do conteúdo técnico em história, foi baseada na teoria de Vygotsky, para engajar a criança por meio de mediação simbólica e elementos afetivos. Resultados: A primeira etapa, o conteúdo técnico foi estruturado em um arquivo de excel com 117 sentenças divididas em duas fases, sendo a primeira relativa a um diário de eliminações onde continha blocos relativos as fases de enchimento, esvaziamento vesical, características da urina, eliminação intestinal, ingestão de líquidos e alimentação. A segunda fase, sobre o CIL, foi organizada em seis blocos: anatomia, importância do CIL, higiene, passo a passo do procedimento (meninos e meninas) e mensagens de incentivo. Para a análise, considerou-se IVC ? 0,80. Das 117 sentenças, 10 da primeira fase ficaram abaixo do ponto de corte e foram revisadas conforme as recomendações dos especialistas. Todos os itens relacionados ao cateterismo obtiveram IVC igual ou superior a 0,80, alcançando 100% de aceitação do conteúdo. Após as revisões, as sentenças foram reavaliadas, alcançando IVC ? 0,85 e concordância geral de 97,5%. Na terceira fase, o material foi adaptado para linguagem lúdica e acessível, com a criação da personagem "Bexiguinha", protagonista da cartilha intitulada Aprendendo a cuidar da bexiga com a Bexiguinha. A narrativa foi elaborada com ilustrações inclusivas, linguagem simples, paleta de cores suaves e recursos visuais que tem como objetivo favorecem a compreensão. O passo a passo do CIL foi apresentado separadamente para meninos e meninas, respeitando as diferenças anatômicas, com foco na autonomia, segurança e acolhimento emocional. O material inclui, atividades para colorir e um diário de eliminações. Conclusão: A validação por especialistas conferiu consistência técnico-científica à cartilha. Como próximo passo, será realizada a validação com um grupo de crianças e seus responsáveis. A cartilha se apresenta como uma ferramenta promissora para facilitar a compreensão do CIL por crianças e suas famílias, contribuindo de forma significativa para o cuidado de crianças que necessitam desse procedimento.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Arruda, D. F. D., Chaves, M. H. M., Rosa, T., Fachin, C. G., Assis, G. M., Domansky, R. D. C., Erzinger, A. R., & Fraga, R. D. (2025). CONSTRUÇÃO DE MATERIAL LÚDICO-EDUCATIVO SOBRE CATETERISMO INTERMITENTE LIMPO PARA CRIANÇAS COM DISFUNÇÃO NEUROGÊNICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2268