VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E APARÊNCIA DE PEÇAS ANATÔMICAS REALISTAS PARA O ENSINO DE ESTOMIAS: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE ESTOMATERAPIA

Autores/as

  • Camila Barroso Martins Universidade Federal Do Ceará
  • Manuela De Mendonça Figueirêdo Coelho Universidade Federal Do Ceará
  • Riksberg Leite Cabral Prefeitura Municipal De Maracanaú
  • Beatriz Alves De Oliveira Universidade Federal Do Ceará
  • Tifanny Horta Castro Universidade Federal Do Ceará
  • Thalia Alves Chagas Menezes Universidade Federal Do Ceará
  • Pedro Miguel Alves Rocha Universidade Federal Do Ceará
  • Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante Universidade Federal Do Ceará

Resumen

Introdução: O ensino da estomaterapia demanda recursos educacionais que reproduzam com fidelidade as condições clínicas reais, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas, raciocínio clínico e segurança do cuidado1,2,3. No entanto, há escassez de peças anatômicas acessíveis e realistas voltadas ao treinamento em estomias. Neste contexto, o desenvolvimento de peças simuladas representa uma estratégia inovadora e essencial para a qualificação do ensino4. Objetivo: Validar o conteúdo e a aparência de peças anatômicas realistas confeccionadas em silicone para o ensino de estomias, contribuindo diretamente para o aprimoramento da prática pedagógica e assistencial do enfermeiro estomaterapeuta. Método: Trata-se de um estudo metodológico conduzido em duas etapas: confecção das peças realistas e validação por juízes especialistas. As peças simulavam colostomia, ileostomia e urostomia, com variações anatômicas de coloração, diâmetro, profundidade e presença de muco, moldadas em silicone. Participaram da validação 13 juízes especialistas com experiência clínica e/ou docente em estomaterapia. Utilizou-se um instrumento estruturado em escala Likert de 4 pontos, avaliando critérios de conteúdo (adequação ao ensino) e aparência (realismo, textura, coloração, espessura, tamanho e aplicabilidade). O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi calculado por item (IVC-i) e no total (IVC-t), considerando-se valores ? 0,78 como satisfatórios5. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 6.013.941. Resultados: As peças alcançaram IVC-t de 0,96 para conteúdo e 0,94 para aparência, indicando alto grau de validação. Os especialistas destacaram a fidelidade anatômica, a utilidade pedagógica e o potencial de uso em aulas práticas, oficinas e simulações clínicas. Itens com menor escore, como textura e espessura, receberam sugestões de pequenos ajustes na maleabilidade do silicone para melhor representar a mucosa intestinal. A aplicabilidade no ensino foi unanimemente considerada excelente. As peças representam uma alternativa viável, de baixo custo e grande impacto para a formação técnica e clínica de estudantes e profissionais de enfermagem, especialmente na área da estomaterapia. Conclusão: As peças anatômicas realistas desenvolvidas neste estudo demonstraram validade de conteúdo e aparência para o ensino de estomias, sendo reconhecidas como tecnologias educativas eficazes, acessíveis e inovadoras. Para a estomaterapia, representam uma contribuição relevante ao ampliar as possibilidades de ensino prático, fortalecer metodologias ativas e promover maior familiaridade com as estomias antes do contato com o paciente real. O enfermeiro estomaterapeuta, como educador e assistencialista, poderá utilizar essas peças como ferramenta de qualificação profissional, favorecendo o cuidado humanizado, seguro e baseado em evidências.

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Publicado

2025-10-01

Cómo citar

Martins, C. B., Coelho, M. D. M. F., Cabral, R. L., Oliveira, B. A. D., Castro, T. H., Menezes, T. A. C., Rocha, P. M. A., & Cavalcante, V. M. V. (2025). VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E APARÊNCIA DE PEÇAS ANATÔMICAS REALISTAS PARA O ENSINO DE ESTOMIAS: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE ESTOMATERAPIA. Congreso Brasileño De Terapia Estomal. Recuperado a partir de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/2325