EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS INTEGRANTES DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
Resumo
Introdução: Promover o processo de aprendizagem a partir do compartilhamento de conhecimento é o objetivo maior de uma liga universitária. Logo, o tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão é salientado no intuito de melhorar a qualidade dos cuidados prestados e oferecer atendimento de qualidade aos pacientes. Dessa forma, a Educação Permanente em Saúde é uma estratégia político- pedagógica que analisa as demandas advindas do processo de trabalho e incorpora o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação e controle social, objetivando a realização de mudanças neste contexto1. Posto isso, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é a legislação que embasa a qualificação das práticas de saúde, relevantes na construção e fortalecimento do SUS, visto que visa a problematização dos processos de trabalho e a possibilidade de traçar alterações dos moldes tradicionais2,3. Objetivo: Relatar a experiência como ouvinte do processo de formação permanente dos ligantes e a relevância do tema durante a graduação em enfermagem. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir de atividades formativas, de atualização, desenvolvida pelos integrantes de uma liga acadêmica de enfermagem em estomaterapia. Essas capacitações têm periodicidade quinzenal, por meio de aulas teóricas e práticas, de forma online e presencial. Resultados: As formações ocorreram a partir da inquietação dos próprios ligantes em almejarem compartilhar conhecimento e facilitar o entendimento, transmitindo ideias com clareza e objetividade acerca dos temas: prolapsos, incontinência urinária (feminina e masculina), estomias de alimentação, respiração e eliminação. Ocorreu a participação ativa dos alunos no processo, esclarecendo dúvidas no decorrer das apresentações. Ademais, as capacitações propostas também são uma excelente oportunidade para desenvolver as habilidades de oratória e comunicação dos participantes, bem como liderança, organização e trabalho em equipe, competências essenciais para a atuação profissional. Assim, por meio desta colaboração, os alunos puderam se capacitar para atuar de maneira mais eficiente e eficaz no cuidado aos pacientes com estomias, incontinências e feridas. Conclusão: Os objetivos de aprendizagem foram atingidos, visto que houve uma proveitosa troca de saberes e experiências, complementando os conteúdos abordados nas disciplinas da grade do curso, permitindo uma reflexão crítica acerca da transformação das práticas em saúde. Desse modo, a Liga contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, preparando-os não apenas para a formação acadêmica, mas para a vida como um todo.