BOAS PRÁTICAS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA LESÃO POR PRESSÃO: ESTRATÉGIA DE MELHORIA ASSISTENCIAL PARA O ENFERMEIRO

Autores

  • SABRINA MEIRELES DE ANDRADE HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE
  • MANUELA COSTA MELO ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • LEILA BERNARDA DONATO GÖTTEMS ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • DIRCE GUILHEM ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Resumo

INTRODUÇÃO: A Lesão por pressão é considerada um evento adverso evitável sendo um indicador de qualidade da assistência prestada nos serviços saúde1. É o evento mais notificado no ranking do Ministério da Saúde/Anvisa no relatório 2020-2021 e preocupa gestores e especialistas dentro das instituições públicas e privadas. A lesão por pressão ocorre rapidamente, e necessita de intervenção precoce para que não evolua para danos irreversíveis e ao óbito (never events)2. Pelo fato da lesão por pressão ser um evento adverso mais debatido nas instituições de saúde, faz-se necessário estratégias de melhorias assistenciais1. A tecnologia educacional reestrutura o ensino e aprendizagem, e é uma ferramenta que permite maior aproximação com a cultura digital tornando o processo educativo mais dinâmico e ativo, podem ser exemplificadas por meio de recursos digitais que incluem desde dispositivos eletrônicos como smarthfones, tablets, softwares educacionais, e-book, entre outros3.. Estudos de validação estão cada vez mais frequentes no Brasil e validar a tecnologia propõe-se contribuir, inovar e buscar soluções aprimoradas, traz benefícios como celeridade e padronização da assistência ao paciente com risco e no tratamento da lesão por pressão5. A produção de materiais educacionais e sua validação por especialistas e pelo público-alvo, permitem identificar e desenvolver os aspectos que evidenciam a sua legibilidade, oferece maior confiabilidade3. Este estudo justifica-se pela importância da utilização da tecnologia educacional, pelo profissional da enfermagem, no auxílio de suas tarefas da maneira eficiente e sistematizada na prevenção e tratamento da lesão por pressão, baseado em diretrizes e consensos atualizados mundialmente. Diante disso, levantou-se o seguinte questionamento: qual o processo percorrido para produção e validação da tecnologia educacional, no formato digital (e-book), de prevenção e tratamento dos pacientes com lesão por pressão com o público alvo? OBJETIVO: Produzir e validar tecnologia educacional destinada à prevenção e tratamento de pacientes com lesão por pressão. METODOLOGIA: Trata-se de Pesquisa metodológica4. Estudo realizado no hospital público de ensino, do Distrito Federal, é referência no cuidado de pessoas vítimas de queimaduras; possui aproximadamente 450 leitos disponíveis, 20 leitos na terapia intensiva. Há atuação de diversos profissionais de saúde, de diversas especialidades, sendo a equipe de enfermagem composta por aproximadamente 160 enfermeiros e 426 técnicos de enfermagem. O estudo foi desenvolvido entre novembro 2020 a outubro de 2022. Realizou-se duas grandes fases: primeira, revisão integrativa de literatura e produção da tecnologia; e segunda, validação de conteúdo e de aparência da tecnologia. Na Revisão de literatura buscou-se responder a questão norteadora: quais as evidências científicas que abordam estudos sobre a tecnologia de em saúde utilizada na prevenção e cuidado de lesões por pressão em indivíduos. Na produção da tecnologia utilizou-se das informações coletadas na revisão de literatura e nos guideline atualizados, para a composição do material educacional. Nas subfases da validação, a amostra populacional foi escolhida por conveniência. Nessas duas subfases, o convite foi enviado aos participantes, e explicado sobre proposta da tecnologia, objetivo do estudo, e sobre os pesquisadores, e caso fosse aceito, eram enviados, via Google Forms®, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o questionário Likert com os itens de caracterização social e profissional, itens de validação do material, e a tecnologia propriamente dita. Na subfase validação de conteúdo, os juízes foram identificados pelo currículo, na plataforma lattes. E na subfase validação com o público alvo, os enfermeiros, o contato realizou-se por meio do coordenador do serviço hospitalar, e esse disponibilizou a lista com nomes e telefone. Para a caracterização social e profissional utilizou-se o mesmo questionário com os juízes e o público alvo. Para validação dos aspectos da tecnologia, cada participante respondeu ao questionário no formato Likert, elaborado exclusivamente para este estudo, cujas respostas variavam com 5 pontos (discordo, discordo parcialmente, concordo e nem discordo, concordo parcialmente e concordo). Em cada questão havia um espaço destinado a comentários referente ao tópico validado. A análise dos dados realizou-se por meio do programa Microsoft® Excel, e com a importação do banco para o Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS), versão 23.0. Na validação de conteúdo, foram analisados o Índice de Validade de Conteúdo e coeficiente Kappa modificado. Foram considerados itens válidos, aqueles que apresentaram Índice de Validade de Conteúdo ? 0,705. Na validação da aparência, optou-se também pelo Índice de Validade de Conteúdo, para verificar se a proporção de avaliadores é ou não estatisticamente igual ou superior ao valor pré-determinado; o teste Exato de Distribuição Binomial foi realizado, considerando significância de p>0,05 e proporção de 0,80 de concordância, ao final, verificou-se a confiabilidade pelas estimativas do Coeficiente de Correlação Intraclasse, no intuito de mensurar a concordância entre mais de dois avaliadores, e seus intervalos de 95. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, n. CAEE 43001821.6.0000.5553 e n. Parecer: 4.634.269, pesquisa pautada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, onde assegurou-se privacidade e sigilo dos envolvidos. Desenvolvido mediante a concessão do Fomento CAPS/COFEN SEI: 23038.003577/2020-01, ao Programa de Mestrado Profissional, da Escola Superior de Ciências da Saúde. RESULTADOS: O desafio na enfermagem é poder integrar a tecnologia ao cuidado, e considerar seus diversos constituintes: social, econômico, político e educativo. A função da tecnologia é ajudar a organizar e processar informações1-2. O processo de validação da tecnologia é fundamental, tendo em vista a responsabilidade do pesquisador em disseminar conteúdo com qualidade e segurança3. Na subfase da revisão de literatura, identificou-se estudos que foram divididos em duas abordagens temáticas: tecnologia em saúde para prevenção e tratamento da lesão por pressão e tecnologia em saúde para capacitação/treinamento profissional. Verificou-se que a informação, quando transmitida de maneira acessível e disseminada, faculta com que a prevenção, favorece a redução de ocorrências de lesões, pelo fato de serem diagnosticadas de maneira precoce e assim promove tratamento eficaz, a maior contribuição do estudo de revisão envolveu a questão do agrupamento entre os conceitos teóricos sobre lesão por pressão, os grupos de maior incidência e as terapias adequadas ao tratamento. Após a revisão seguiu-se a subfase, produção da tecnologia e, assim, foram escolhidas e organizadas as ilustrações, o layout, o design e a composição do conteúdo. A segunda fase, validação de conteúdo, 15 juízes especialistas, e de aparência, 70 enfermeiros. A validação com especialistas identificou a média do tempo de trabalho na área de 14,3 anos (DP=7,3 anos), sendo observado um tempo mínimo de 6 anos e máximo de 32 anos. Além disso, a média das idades foi de 40,1 anos (DP=8,4 anos), todos os itens apresentaram Índice de Validade de Conteúdo acima de 70%. O coeficiente Kappa variou de 0,722 a 1,000. Dessa maneira, o material foi considerado válido. Na validação com o público-alvo, observou-se a prevalência do sexo feminino (62; 88,6%), na faixa etária dos 30 aos 40 anos (47; 67,1%). Com relação aos dados profissionais, a grande maioria era formada em enfermagem (58; 82,9%) há 10 a 15 anos (38; 54,3%), com título de especialista (53; 75,5%) e atuavam, principalmente, na clínica médica (26; 37,1%) e tempo de trabalho na área de 10 a 15 anos (36; 51,4%). Todos os participantes afirmaram possuir conhecimento nos guidelines e consensos internacionais atualizados na temática, todos validaram com Índice global de 0,99, itens discordantes significativamente p>0,05, e boa confiabilidade 0,768, atestada por seu intervalo de confiança (IC95% = 0,709-0,801). Após a validação realizou-se ajustes e a tecnologia foi aprimorada em formato digital (e-book) com acessibilidade por meio de dispositivos eletrônicos. CONCLUSÃO: As evidências de validade identificadas, foram satisfatórias, classificando-a como ferramenta de apoio educacional de qualidade e segurança para profissionais de enfermagem para sua utilização nos diversos serviços de saúde do Distrito Federal, Brasil. Este estudo reforçou que o processo de trabalho na saúde precisa cada vez mais de investimento, segurança e inovação por meio do uso de tecnologia educacional para auxiliar o enfermeiro na tomada de decisão de maneira eficiente e eficaz na gestão da prevenção e tratamento da lesão por pressão. Faz-se necessário investir em mudança de cultura que reflete no compromisso dos profissionais como equipe multidisciplinar, por meio de uma prática baseada em evidências identificar fatores de risco e elaborar um plano de ação, por meio do engajamento da equipe e ações de educação permanente. As limitações identificadas foram: a produção científica escassa sobre validação de tecnologia educacional para prevenção e tratamento da lesão por pressão, e que se limita a estudos não analíticos e pautados em opiniões de experts, e o quantitativo de participantes, a pandemia causada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus-2 (SARS-CoV- 2), dificultou o contato pessoal com os especialistas, no intuito de aplicar, tirar dúvidas e cobrar o preenchimento do formulário. Observou-se que mesmo com essas limitações a tecnologia apresentou potencialidade na assistência ao paciente com lesão por pressão. Há o planejamento de apresentar na rede de atenção hospitalar das Instituições de saúde, do Distrito Federal, este e-book, por meio dos núcleos de educação continuada, comissões de cuidados com a pele em parceria com os núcleos de qualidade e segurança do paciente e posteriormente avaliar o custo-efetividade e sua eficácia na prevenção e tratamento da lesão por pressão em pacientes internados nos serviços de saúde.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

MEIRELES DE ANDRADE, S., COSTA MELO, M. ., BERNARDA DONATO GÖTTEMS, L., & GUILHEM, D. (2024). BOAS PRÁTICAS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA LESÃO POR PRESSÃO: ESTRATÉGIA DE MELHORIA ASSISTENCIAL PARA O ENFERMEIRO. Congresso Brasileiro De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/615