INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: As Lesões Por Pressão (LP) são caracterizadas por lesões na pele e/ ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre proeminências ósseas ou associadas ao uso de dispositivo médico ou outros artefatos (Wilson et al., 2018). É considerada um problema de saúde pública em todo o mundo devido à enorme carga que representa para os sistemas de saúde (Ness et al., 2017). Com o advento do envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida, a LP é o principal agravo enfrentado pelos idosos. Um cenário cada vez mais comum no Brasil é a institucionalização de idosos devido a uma combinação de fatores, incluindo longevidade, fragilidade, desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas e autonomia prejudicada (Vocci et al., 2018). Sendo assim, as atividades desenvolvidas pelos profissionais na manutenção da integridade tissular são fatores essenciais no cuidado, uma vez que a assistência efetiva e individualizada pode minimizar os efeitos deletérios e, contribuir para o bem- estar dos pacientes (Caldini et al.,2018). OBJETIVOS: Relatar a experiência de uma intervenção educativa acerca da prevenção da lesão por pressão a profissionais que prestam assistência a idosos em uma instituição de longa permanência. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir dos estágios supervisionados dos alunos do curso técnico de enfermagem numa instituição de longa permanência no município de Sobral/ Ceará. A ação foi realizada no mês de maio de 2023. A divulgação da intervenção educativa foi realizada por meio da entrega do convite aos profissionais. O momento ocorreu numa sala disponibilizada pelo coordenador do serviço. Participaram da oficina oito técnicos de enfermagem. A proposta ocorreu em três momentos, a saber: O primeiro foi explicado aos profissionais como ocorreriam o momento. No segundo, foi utilizado imagens de lesões por pressão, bem como sua classificação, os profissionais pegavam as placas e classificavam conforme seus conhecimentos. No último momento, foi discutido sobre os estágios das lesões por pressão, bem como os tratamentos utilizados em pacientes acometidos por lesões, e reposicionamento do paciente. RESULTADOS: A partir da roda de conversa disparada com imagens de feridas observou-se que a maioria dos participantes compreendiam algumas informações acerca dos cuidados na prevenção e tratamento de LP. Os profissionais relataram que o reposicionamento do paciente é fundamental para prevenir lesões. Enfatizaram que esse procedimento deve ser compartilhado na perspectiva de avaliar a integridade da pele e redistribuir a pressão. Compartilhou-se dificuldades relacionadas aos insumos e os recursos humanos. Sendo assim, a experiência da intervenção educativa configurou-se de um momento de troca de experiências e saberes, e assim, pode contribuir para aprendizados importantes relacionados aos métodos empregados. CONCLUSÃO: A proposta possibilitou o envolvimento e participação de todos. Percebeu-se que o método de condução da oficina necessita ser cotidianamente reproduzido, uma vez que os processos são poucos discutidos de forma horizontal. Vale reforçar sempre que possível a importância e necessidade do implicamento de toda a equipe na assistência desenvolvida para melhoria da qualidade do cuidado.