INFOGRÁFICO ANIMADO PARA PREVENÇÃO DE LESÕES POR FRICÇÃO EM IDOSOS

Autores/as

  • Juliana Balbinot Reis Girondi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Gabriela Xavier Morais SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS
  • Mônica Stein UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Julia Grisard De Bem UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Carla Do Rosário UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Milena Ronise Calegari UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palabras clave:

Idosos, Estomaterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumen

INTRODUÇÃO: As modificações cutâneas ocasionadas pelo envelhecimento estão associadas a fatores como pressão, umidade, fricção, cisalhamento ou trauma mecânico tornam o idoso mais vulnerável e suscetível ao aparecimento de lesões por fricção (LF)¹. São lesões decorrentes da redução da espessura das camadas da pele, da umidade, elasticidade e resistência²,³. Nesse contexto, a Enfermagem Enfermagem pode atuar na prevenção e promoção de saúde utilizando recursos tecnológicos. Neste contexto, o infográfico é uma dessas tecnologias, que contribui através de linguagem acessível para apresentar informações por meio de associação de imagem e textos, propiciando a aprendizagem e auto aprendizagem. OBJETIVO: desenvolver infográfico animado para idosos como ferramenta educativa para prevenção de Lesão por Fricção. MÉTODO: estudo de produção tecnológica desenvolvido em duas etapas: estudo transversal e elaboração de infográfico. A primeira etapa foi desenvolvida entre junho de 2019 e janeiro de 2020 em dois Centros de Saúde do município de Florianópolis, com idosos acima de 60 anos, cadastrados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de um formulário com determinantes clínicos, socioeconômicos, familiares e terapêuticos, realização de exame clínico da pele e de Índice Tornozelo Braquial. A análise foi por estatística descritiva simples. A segunda etapa constou na elaboração do infográfico animado segundo Winder e Dowlatabadi4. Conduziu-se o roteiro a partir dos dados de revisão de escopo e os dados obtidos na entrevista, além do desenvolvimento do painel semântico na direção de arte, gravação de voz, storyboard e o animatic. Na etapa final de criação foi avaliado por dez idosos.
Este estudo está vinculado a um macroprojeto de pesquisa financiado pelo CNPq intitulado: “Estratificação de risco e intervenções de enfermagem no diagnóstico, prevenção e tratamento de skin tears e lesões por pressão em idosos”, aprovado por Comitê de Ética sob parecer nº 2.390.948 e CAAE 74769317.5.1001.0121. RESULTADOS: Realizadas 42 entrevistas com idosos causeanos, entre 63 e 91 anos, maioria do sexo feminino, casados, residentes com filhos, com ensino fundamental completo e não possuíam cuidadores. As comorbidades prevalentes foram Hipertensão arterial e Diabetes; e as terapias medicamentosas mais utilizadas foram os anti-hipertensivos, estatinas e hipoglicemiantes orais. Apenas 4,8% ingerem mais que 2 litros de água/dia; 40,5% têm sobrepeso. Três pacientes apresentaram LF em membros superiores e inferiores, estadiadas em 1 e 2. Alterações de pele mais evidenciadas: varizes (73,8%), ressecamento da pele (61,9%) e ausência de pelos (57,1%). O infográfico animado foi elaborado em 36 telas, duração de 6 minutos e aborda cuidados preventivos para Lesão por Fricção, cuidados com a pele e saúde em geral; além de cuidados com o ambiente doméstico.

CONCLUSÃO: O infográfico animado buscou gerar mais autonomia e independência para idosos, familiares e cuidadores, além de ser um material educativo de aplicabilidade para o ensino e assistência, sendo mais uma ferramenta útil para uso dos profissionais de saúde nos processos de educação em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Strazieri-Pulido, KC. Adaptação cultural e validação do instrumento “star skin tear classification system”, para a língua portuguesa no Brasil [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. 2010. 2. LeBlanc K, Baranoski S, Holloway S, Langemo D. Validation of a New Classification System for Skin Tears. Adv Skin Wound Care [Internet].

Jun;26(6):263–5. Available from: https://journals.lww.com/00129334- 201306000-00007 3. Oliveira-Santos L, Dantas-Avelino F, Araújo-Luz M, Cavalcante T, Mendes-Silva J, de-Sousa-Santos C. Características demográficas e clínicas de pacientes de unidades de terapia intensiva com úlcera por pressão. Revista de Enfermagem UFPE on line [Internet]. 2015 Nov 10; 10(1): 225-231. Available from:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10944 4. Winder C, Dowlatabadi Z. Producing Animation. 2. ed. Editora Focal Press, 2011.

Publicado

2021-08-05

Cómo citar

Girondi, J. B. R. ., Morais, G. X. ., Stein, M. ., Bem, J. G. D. ., Rosário, C. D. ., & Calegari, M. R. . (2021). INFOGRÁFICO ANIMADO PARA PREVENÇÃO DE LESÕES POR FRICÇÃO EM IDOSOS. Congreso De Estomaterapia De São Paulo. Recuperado a partir de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/107