A APLICABILIDADE ÉTICA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EXPANSÃO DA ESTOMATERAPIA NO BRASIL.
Resumo
Introdução: A Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST®, fundada em 1992, é uma instituição científica e cultural que abrange as áreas de estomias, feridas e incontinências, reconhecida pelo World Council of Enterostomal Therapists - WCET®.1, 2 A fundamentação das associações científicas está embasado no estímulo à produções científicas, proporcionar network profissional, estímulo às atividades educacionais da especialidade, a qualificação profissional para uma assistência de qualidade e as orientações legais sobre direitos e deveres. 2, 5 Para corroborar com as atividades das associações científicas e ampliar a sua visibilidade, às mídias digitais vem estabelecendo um papel fundamental, através do discernimento, da valorização e do compartilhamento de informação. 3, 4, 5 A Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Resolução COFEN Nº 716 de 27 de fevereiro de 2023 também são fortes aliadas que norteiam a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas sociedades, oferecendo segurança e respeito para com as informações compartilhadas. 5 Para atividades dentro das redes sociais, quanto mais as pessoas salvam, curtem e comentam suas fotos e vídeos, em proporção ao seu número de seguidores, maior é seu engajamento. Um perfil de rede social que possui um elevado número de pessoas vinculadas e participando ativamente transmite credibilidade. Objetivo: Relatar a experiência da SOBEST® na divulgação da estomaterapia no país, assegurando a sua compreensão de forma completa, segura, ética e confiável. Metodologia: Relato de experiência da SOBEST® sobre a aplicabilidade das mídias sociais na expansão e divulgação da estomaterapia pelo país. Resultados: Entre os anos de 2017 e 2024 as duas principais mídias sociais da SOBEST®, Instagram e Facebook, divulgaram 2.974 publicações. Com relação às pessoas vinculadas às redes sociais, nomeados seguidores, atualmente temos 38,1 mil no Instagram e 20.057 mil no Facebook, representando um alto volume de informações circulantes entre as pessoas interessadas nos conteúdos divulgados pela sociedade. O alcance do Instagram atingiu 81.931 contas, sendo estes 9.513 seguidores e 72.418 não seguidores. Ao observarmos o alcance por tipo de conteúdo as publicações atingiram individualmente 24,4 mil contas. As visualizações relacionadas aos Stories foram 5,1 mil contas e os Reels 3 mil contas, entre seguidores e não seguidores. A classificação de melhor conteúdo divulgado com base em alcance foi a divulgação post “Estomaterapia uma especialidade exclusiva do enfermeiro” com 11,9 mil contas alcançadas, “7 de abril - Dia mundial da saúde” com 7,6 mil contas alcançadas e “Programa Educacional Portas Abertas - Lesão por fricção: o que o enfermeiro precisa saber” com 6,2 mil contas alcançadas. Ao analisarmos o Facebook alcançamos 85,973 mil contas e 924 engajamentos. Estas análises foram extraídas de uma mostra de 90 dias disponível nos relatórios das redes sociais. Conclusão/Contribuições para a estomaterapia: As redes sociais da SOBEST®, instagram e Facebook, implementadas com ética e responsabilidade, atuam efetivamente na expansão da especialidade no país.