VÍDEOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIA DE ENSINO ASSÍNCRONO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DE FERIDAS, ESTOMIAS E INCONTINÊNCIAS

Autores/as

  • Carolina Akmiy Schiezaro Falcioni HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Angélica Olivetto De Almeida HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Erika Sana Moraes HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Ana Paula Gadanhoto Vieira HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Mariana De Jesus Meszaros HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Bruna Bueno Soares HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Luciana Aparecida Costa Carvalho HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Eliane Sanches HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Letícia Alves HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Juliany Lino Gomes Silva FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP
  • Evelyn Gracie Araújo Pimentel FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP
  • Joaquim Antonio Graciano HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Kleber Barreto Baptista RTV UNICAMP
  • Paulo Rogério Julio HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP
  • Elenita Aparecida De Castro Recco HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP

Resumen

Introdução: Os vídeos educativos são uma tendência que contribui para a formação dos profissionais de enfermagem, educação em saúde, fortalecendo o desenvolvimento profissional, tendo como vantagem a possibilidade de atingir um público maior em diferentes locais e no tempo do aprendiz¹–². Objetivo: Descrever o desenvolvimento de vídeos educativos na área de fundamentos de enfermagem e estomaterapia com enfoque em feridas, estomias e incontinências. Metodologia: Estudo metodológico realizado de novembro de 2022 a abril de 2024. Os vídeos foram produzidos por enfermeiros da Educação Continuada, Núcleo de Estomaterapia, Terapia Intensiva, Unidades de Internação e suporte do docente da Faculdade de Enfermagem, elaborados a partir dos protocolos operacionais padrão das técnicas e roteiros construídos com embasamento científico recente³. Na fase de pré-produção elaborou- se o roteiro do tipo storyboard com cards por meio da utilização do programa Canva? com os tópicos: abertura, finalidade, executantes, princípios gerais, material necessário, técnica, créditos e vinheta final. Na fase de produção a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem com experiência clínica e assistencial prepararam os materiais, e um quarto de enfermaria foi o cenário de gravação. Os profissionais foram os próprios atores e fizeram uso de simuladores e moulage para caracterização em alguns vídeos. Na fase de pós-produção, a partir do roteiro pré- estruturado com as legendas e imagens, o editor profissional utilizou o Adobe Premiere? para sequenciar os vídeos e editá-los. Na fase de implementação do treinamento os vídeos foram agrupados por módulos, com conteúdos por temáticas na área de feridas, estomias e incontinências e disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle? para 1500 profissionais da equipe de enfermagem da instituição de acordo com as suas atribuições profissionais. Resultados: Elaborou-se 24 vídeos educativos da área de estomaterapia, abordando curativos de lesão cirúrgica fechada, aberta ou deiscência, drenos de sistema aberto e fechado, traqueostomia, cistostomia, nefrostomia e gastrostomia. Contemplou-se os curativos de cateteres venosos centrais, periféricos, intracraniano e retirada de pontos. Na área de estomia os vídeos reproduziam a técnica de higiene do estoma, esvaziamento da bolsa coletora, troca do dispositivo coletor e base adesiva, limpeza e troca da cânula de traqueostomia, demarcação de estomas intestinais. Na área de incontinência, destacou-se a técnica de colocação de dispositivo externo para incontinência urinária, a cateterização vesical intermitente e de longa permanência, o sistema de incontinência fecal e a coleta de exames por derivações urinárias. Produziu-se ainda técnicas mais especializadas como a aplicação de fotobiomodulação, o desbridamento instrumental conservador e o uso de terapia por pressão negativa. Os vídeos têm duração média de 4 a 5 minutos com legendas e sem narração. O início do treinamento ocorreu em março/2024 e dentro de um mês 1159 profissionais estão em fase de treinamento e 200 já concluíram os módulos disponíveis. Conclusão: A elaboração deste conteúdo de vídeos educativos na área de estomaterapia proporcionou disseminação do conhecimento, que possibilita a atualização dos profissionais de enfermagem na área, além de padronizar os procedimentos e técnicas na instituição, oferecendo uma assistência de enfermagem mais segura, qualificada e baseada em evidências científicas.

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Publicado

2024-07-06

Cómo citar

Falcioni, C. A. S., Almeida, A. O. D., Moraes, E. S., Vieira, A. P. G., Meszaros, M. D. J., Soares, B. B., Carvalho, L. A. C., Sanches, E., Alves, L., Silva, J. L. G., Pimentel, E. G. A., Graciano, J. A., Baptista, K. B., Julio, P. R., & Recco, E. A. D. C. (2024). VÍDEOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIA DE ENSINO ASSÍNCRONO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DE FERIDAS, ESTOMIAS E INCONTINÊNCIAS. Congreso De Estomaterapia De São Paulo. Recuperado a partir de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/1090