CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA NO AUTOCUIDADO NUTRICIONAL JUNTO A PACIENTES COM LESÕES DE PELE
Resumo
Introdução: Os profissionais de saúde, em equipe buscam desenvolver melhores formas de tratamento de lesões e para isso desenvolvem constantemente métodos que possam ser acessíveis, de fácil compreensão e uso. A construção de uma cartilha com orientações nutricional em diversos contextos patológicos, torna-se importante para saúde pública que busca minimizar o tempo de recuperação de uma lesão, tendo além dos métodos externos de cobertura e curativos, a ajuda do organismo. Unir a Educação e a Saúde é um processo que envolve as relações entre os profissionais da área de Saúde e a comunidade, que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos seus cuidados. Objetivos e Método: Construir e Validar uma cartilha educativa do autocuidado nutricional junto a pacientes com lesão de pele em um ambulatório de feridas. Estudo metodológico de desenvolvimento, elaborado em três etapas: pesquisa bibliográfica, construção da cartilha e validação do material pelos juízes especialistas no assunto e representantes do público-alvo. Realizou-se a validação por 9 juízes sendo enfermeiros estomaterapeuta, nutricionistas, designer e 8 representantes do público-alvo.
Resultados: Considerou-se a respostas de acordo com os instrumentos apresentados e comparação e semelhanças das mesmas. Para validação da cartilha por enfermeiros e nutricionistas foi avaliado, objetivos, estrutura, apresentação e relevância, quanto a designer, conteúdo, linguagem, ilustrações gráficas, motivação e adequação cultural. E para o público-alvo a organização, estilo de escrita, aparência e motivação foram os critérios estabelecidos. A cartilha foi avaliada pelos juízes e com aceitação dos itens propostos, tanto entre os juízes quanto os representantes do público-alvo. Entretanto, os juízes propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram aceitas e modificadas para versão final do material. Conclusão: A cartilha foi validada em todos os aspectos objetivos, estrutura, apresentação e relevância, quanto a designer, conteúdo, linguagem, ilustrações gráficas, motivação e adequação cultural devendo-se ser considerada no contexto da orientação nutricional como um instrumento capaz de favorecer as medidas preventivas, tratamento e reabilitação dos pacientes orientados e que para os profissionais de saúde sejam um meio importante no enfrentamento dos cuidados das lesões de pele que possui dificuldade de tratamento.