CONTEÚDOS EM ESTOMATERAPIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DE REFLEXÃO

Autores

  • CAROLINA CABRAL PEREIRA DA COSTA
  • KETHELLYN MONICA FREITAS RODRIGUES DA SILVA
  • CARMEM DIAS DOS SANTOS PEREIRA
  • THAYSA MARIA VICTORIA CLEMENTE MACHADO
  • NORMA VALÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA SOUZA
  • PATRÍCIA BRITTO RIBEIRO DE JESUS

Resumo

Introdução: Durante a formação universitária, o graduando de enfermagem é apresentado a diferentes disciplinas e conteúdos. Entende-se que os enfermeiros necessitam ter uma formação integral e diferenciada, a qual permita uma visão crítico-reflexiva para a prática, já que objeto de trabalho desse profissional, que é o cuidado, deve ser o foco de todo o processo, para garantir a qualidade assistencial¹. Objetivo: refletir a respeito da importância da abordagem dos conteúdos de Estomaterapia nos cursos de graduação em enfermagem. Método: estudo de reflexão com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, a fim de abordar as perspectivas de discussões sobre os conteúdos relacionados à Estomaterapia no ensino de graduação em Enfermagem. Resultados: Evidencia-se que os currículos dos cursos de graduação em enfermagem abordam de forma incipiente os conteúdos envolvendo o cuidado à pessoa em situação de estomaterapia². E, considerando, a mudança no perfil epidemiológico do país, faz-se necessária uma reflexão acerca de alterações nestes currículos. Identifica-se que, muitas vezes, os conteúdos relacionados à Estomaterapia são discutidos em disciplinas eletivas e/ou em momentos pontuais dentro do currículo formal. Faz-se mister fortalecer as competências dos graduandos de enfermagem, a fim de que se tenha uma prática clínica com excelência, estando preparados tanto tecnicamente quanto cientificamente para cuidar de pessoas acometidas com problemas relacionados à área da estomaterapia. Assim, os graduandos de enfermagem em seus processos formativos precisam compreender a dinâmica do cuidado nesta área do conhecimento para futuramente atuarem em seus postos de trabalho de forma mais eficaz, com o conhecimento técnico-científico necessário, o qual confere maior cientificidade à prática, proporcionando sustentabilidade à práxis que converta na autonomia profissional e na qualidade do cuidado. Isso também é importante para estarem aptos a ofertarem qualidade de vida às pessoas em situação de estomaterapia, as quais, por vezes, acabam desassistidas, pelo desconhecimento por parte dos profissionais no que tange a estes cuidados de maior especificidade e até, de maior complexidade3. Conclusão: Considera-se relevante promover, nos cursos de graduação em enfermagem, o fortalecimento de conteúdos ligados às feridas, estomas e, principalmente no que diz respeito ao eixo de incontinência, o qual é um problema frequente na população idosa e nas mulheres, resultando em sérios prejuízos biopsicossociais para tal população, considerando-se que existe uma lacuna sobre estas temáticas na maioria dos currículos de enfermagem. Apesar da graduação objetivar a formação de enfermeiros generalistas, é de fundamental importância que se tenha o mínimo relevante do conteúdo ligado à área da estomaterapia, a fim de possibilitar ao futuro profissional a identificação de determinados problemas de saúde, ofertando, assim, um cuidado holístico e seguro, isto porque é notória a necessidade da apreensão de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades específicas que são requeridas na prática profissional.

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

COSTA, C. C. P. D., SILVA, . K. M. F. R. D., PEREIRA, C. D. D. S., MACHADO, T. M. V. C., SOUZA, N. V. D. D. O., & JESUS, P. B. R. D. (2022). CONTEÚDOS EM ESTOMATERAPIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DE REFLEXÃO . Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/255