EXPLORANDO O LÚDICO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COLOSTOMIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Claudia Daniella Avelino Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • 2Sabryna Dos Santos Costa UFPI
  • Eloane Maria Mendes Vera Cruz UFPI
  • Danielle Nedson Rodrigues De Macêdo UFPI
  • Ellen Barbosa Santos. UFPI

Resumo

INTRODUÇÃO: Estomia é a exteriorização de uma parte do sistema respiratório, digestório e urinário através de uma abertura artificial criada por procedimento cirúrgico e são denominadas de acordo com o segmento corporal que for ser exteriorizado. A criança colostomizada requer cuidados específicos devido à dependência do estoma para sobreviver, exigindo modificações nos cuidados diários do cuidador, como banho, alimentação e transporte. Nesse contexto, o emprego de atividades lúdicas emerge como uma ferramenta vital para facilitar a adaptação à nova realidade, permitindo que os profissionais transmitam informações essenciais para os cuidados adequados às crianças. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes do curso de Enfermagem sobre a criação de uma tecnologia terapêutica utilizada na assistência de enfermagem a crianças colostomizadas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado por discentes do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, apresentado à disciplina de Estomaterapia, como requisito parcial de avaliação. O objetivo foi desenvolver que pudesse ser integrada aos serviços de saúde ou contribuir para aprimorar o tratamento de crianças colostomizadas. DESENVOLVIMENTO: A atenção à pessoa com estomia é multifacetada, complexa e determinada por diversos fatores, e viver com uma estomia também algo novo e desafiador, pois acontecem diversas mudanças de hábito, como no modo de viver e de se relacionar com os outros. Sendo ainda mais complexa para a população infantil, uma vez que além da criança, o cuidador também terá seu estilo de vida alterado. Dessa forma, visando atender o público-alvo, a tecnologia criada trata-se de um vídeo do tipo DRAW MY LIFE que consiste na elaboração de desenhos em uma folha branca enquanto narra a história de vida da Malu (personagem fictícia) a qual faz uso da bolsa de colostomia. A produção do vídeo se deu em três etapas: Pré-produção - reunião para elaboração e seleção da temática e do roteiro de estudo; Produção - busca de artigos científicos relacionados à temática pautada na teoria da adaptação de Calista Roy e Pós-produção - filmagem (elaboração, edição e finalização do vídeo). Todas as etapas de produção foram desenvolvidas pelas discentes (Desenhos, roteiro do vídeo, artes visuais e edição). CONCLUSÃO: A construção da presente tecnologia promoveu não somente o aumento do conhecimento acerca das estomias e do estilo de vida de crianças estomizadas, mas também o desenvolvimento de pensamento crítico para auxiliar as necessidades do paciente e conseguir sanar as dúvidas das crianças e responsáveis sobre os cuidados com estomas. CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTOMATERAPIA: Vídeos educativos são eficazes no ensino ao combinar elementos visuais, sonoros e textuais, facilitando a compreensão do conteúdo. Profissionais os utilizam para promover criatividade, diversidade de linguagem e uma nova abordagem na prática de enfermagem. Para crianças com estomas, eles incentivam a busca por autonomia e compreensão da própria situação.

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Publicado

2024-07-06

Como Citar

Vasconcelos, C. D. A., Costa, 2Sabryna D. S., Cruz, E. M. M. V., Macêdo, D. N. R. D., & Santos., E. B. (2024). EXPLORANDO O LÚDICO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COLOSTOMIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/1096