PROCESSO DE AUDITORIA DE REGISTROS DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: RELATO DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS

Autores

  • Rafael Soares Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
  • Karen Montuan De Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Aryanne Carolyne Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Byanca De Paula Gomes Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Gabrielle Feu Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Jullia Ellen Da Silva Parreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Luanna Dias De Assis UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Natália Da Silva Correia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Rebeca Kalil De Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Anna Bárbara De Almeida Dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Gabrielli Lopes Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Heloísa Helena Camponez Barbara Rédua UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Paula De Souza Silva Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo

Introdução: A extensão tem a finalidade de interligar as universidades com as comunidades em que estão inseridas, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer e desenvolver de forma prática o que se aprende no curso universitário1. Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes de enfermagem em uma extensão universitária na área de tratamento de feridas com processo de auditoria dos prontuários. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência do projeto de Sistematização da Assistência Enfermagem na Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele (SAELP) da Universidade Federal do Espírito Santo, no período de setembro de 2023 a março de 2024. O Projeto SAELP possibilita a experiência de desenvolvimento do conhecimento acadêmico sobre prevenção e tratamento de feridas no contexto de saúde pública. Para o aprimoramento dos registros das consultas de enfermagem, foi criado o processo de auditoria dos prontuários, um grupo formado por estudantes mais experientes na temática de Processo de Enfermagem e a professora coordenadora. O processo de auditoria acontece semanalmente, onde os erros encontrados são repassados para o estudante responsável pelo registro como forma de melhoria. Das 163 auditorias realizadas entre setembro de 2023 e março de 2024, os principais erros encontrados foram: erros de digitação, erros de formatação, erros de datação, erro de terminologia, ausência de registro fotográfico do dia, repetição de eventos passados na avaliação de enfermagem, diagnósticos de enfermagem não justificados pelos dados descritos, intervenções fora da ordem cronológica dos acontecimentos relatados, ausência de julgamentos clínicos na evolução de enfermagem, descrição insuficiente de características da ferida, ausência de descrição de alterações subjetivas (ex.: dor, prurido e ausência de assinatura ao final do registro) e ausência do uso da ferramenta de avaliação de feridas Resvech. Para sedimentação do conhecimento, a auditoria desenvolveu treinamentos com base no Processo de Enfermagem e Estomaterapia, para aperfeiçoamento teórico- prático. Os registros são um importante instrumento que comprova a qualidade da atuação da equipe de enfermagem, sendo possível refletir sobre o cuidado e todo atendimento prestado ao longo da consulta2. Dessa forma, mediante importância de avaliar o cuidado, compete à auditoria garantir a qualidade da assistência prestada ao usuário mediante a averiguação do conteúdo anotado no prontuário2. Além disso, no contexto de ensino e aprendizagem, a metodologia ativa utilizada para a realização da auditoria possibilita um maior refinamento do conhecimento de todos os envolvidos3. Considerações Finais: A educação permanente dentro do processo de auditoria implementada no Projeto de Extensão SAELP pode ser uma prática inovadora no ensino e formação de novos enfermeiros estomaterapeutas, com formação crítica e reflexiva no que tange ao registro do processo de enfermagem. Contribuições para Estomaterapia: A inserção da auditoria de registros na estomaterapia auxilia na identificação de falhas na assistência, permitindo a readequação de condutas, a redução de riscos associados a más práticas e melhoria da qualidade das consultas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2024-07-06

Como Citar

Nogueira, R. S., Souza, K. M. D., Santos, A. C. S., Silveira, B. D. P. G., Pereira, G. F., Parreira, J. E. D. S., Assis, L. D. D., Correia, N. D. S., Freitas, R. K. D., Santos, A. B. D. A. D., Pinto, G. L., Rédua, H. H. C. B., & Freitas, P. D. S. S. (2024). PROCESSO DE AUDITORIA DE REGISTROS DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: RELATO DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/947