LETRAMENTO EM SAÚDE SOBRE CÂNCER COLORRETAL E SUAS IMPLICAÇÕES: INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ENSINO MÉDIO.
Resumo
Introdução: No Brasil, a expectativa para o triênio 2023-2025 é que o câncer colorretal seja a terceira maior neoplasia em casos novos, com uma taxa de incidência de 12,43% para a população masculina e 11,06% para feminina(1). O tratamento dessa condição envolve, muitas vezes, a necessidade de construção de uma estomia de eliminação. Desta maneira, o letramento em saúde, definido como os conhecimentos e habilidades pessoais acumulados ao longo da vida que possibilitam o acesso, a compreensão, a avaliação e o uso de informações e serviços de saúde para promover e manter cuidados à saúde individual e coletiva, torna-se fundamental para prevenção deste agravo(2). Fragilidades no processo da educação básica limitam o acesso dos indivíduos a pouca ou nenhuma oportunidade para formação de um letramento científico que aproxime do conhecimento sobre ciência, saúde, consumo consciente e formação crítica(3). Neste sentido, a educação científica pode assumir uma função social, na qual a obtenção dos saberes se volta para a compreensão crítica da realidade que circunda a sociedade, e aproxima a ciência da vida cotidiana da população(4). Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade de letramento em saúde com estudantes do ensino médio sobre os cuidados e tipos de estomias. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência sobre atividade de letramento em saúde na temática de cuidados e tipos de estomias, vias alternativas de alimentação, que integrou a programação de um projeto de extensão intitulado “Escola de Verão: Transformando Gerações Para Hábitos de Saúde Sustentável”, desenvolvido em universidade pública do estado de São Paulo, no período de 22 a 26 de janeiro de 2024, com estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. A atividade foi realizada por docentes (enfermeiros) e estudantes de pós-graduação. O grupo foi composto por 25 estudantes. Para a atividade, um workshop foi organizado no laboratório de habilidades clínicas da instituição em dois momentos: inicialmente realizou-se uma apresentação expositiva sobre estomia, incluindo conceitos, cuidados, e relato de pessoas com estomias, por meio de recursos audiovisuais. Na sequência, foi desenvolvida uma atividade lúdica com um quiz sobre o tema, em formato de competição entre os estudantes, para consolidar as informações apresentadas. No segundo momento, foi apresentado aos estudantes os dispositivos utilizados para cuidados com estomias de eliminação, como equipamentos coletores, adjuvantes e os dispositivos para alimentação alternativa. Além disso, foram desenvolvidos modelos de estomas de eliminação utilizando massa de modelar, adaptados em simuladores para apresentação prática dos cuidados. Ao final da atividade, os estudantes apresentaram o conhecimento adquirido por meio de nuvens de palavras, na plataforma Mentimeter. Considerações Finais: A atividade promoveu a integração entre universidade e sociedade, ampliando o conhecimento dos estudantes sobre a temática do câncer colorretal e suas implicações. Contribuições para a Estomaterapia: A atividade teórica e prática desenvolvida com os estudantes do ensino médio promoveu o conhecimento e debate sobre as necessidades das pessoas com estomias e pode contribuir para o letramento científico e educação de futuros adultos, para prática de melhores hábitos de vida que previnam o câncer colorretal e suas implicações.