DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA APOIO AO ENSINO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS

Autores

  • LIDIANY GALDINO FELIX
  • LARISSA LIMA ALVES
  • THAYNARA FIGUEIREDO GRISMINO
  • CYNTHIA BEATRIZ DE ARAÚJO MACHADO

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Tecnologia Educacional, Educação em Enfermagem, Ferimentos e Lesões, Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: As lesões cutâneas ou feridas são afecções facilmente encontradas nos serviços de saúde, sendo consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no mundo(1). O acrônimo TIMERS atualmente é reconhecido internacionalmente como guia prático para abordagem sistemática e manejo de feridas crônicas e de difícil cicatrização(2). Faz parte do conceito preparo do leito da ferida e destaca-se pela possibilidade de estabelecer intervenções terapêuticas visando a promoção da cicatrização, considerando os parâmetros avaliados na lesão(3). Cada letra desse acrônimo se refere aos principais obstáculos que retardam ou impedem a cicatrização. OBJETIVOS: desenvolver e analisar um aplicativo móvel para apoio ao ensino do processo de avaliação e tratamento de feridas, baseado no acrônimo TIMERS. MÉTODO: pesquisa do tipo aplicada de desenvolvimento tecnológico realizada entre janeiro de 2021 a junho de 2022, em três etapas do modelo de Design Instrucional Contextualizado (design/desenvolvimento, implementação e avaliação). Para avaliar a usabilidade do aplicativo, aplicou-se os instrumentos System Usability Scale (SUS) e Smartphone Usability Questionnaire (SURE), com 09 discentes do curso de Enfermagem, 07 enfermeiros docentes e, três docentes atuantes na área de Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob CAAE nº 48565621800005182.

RESULTADOS: O aplicativo intitulado “Feridômetro” foi desenvolvido em uma plataforma híbrida, sendo disponibilizado inicialmente para o sistema operacional Android. O conteúdo pedagógico do aplicativo baseou-se nas letras do acrônimo TIMERS. O protótipo desenvolvido foi composto por avaliação, tratamento, coberturas e quiz de perguntas de múltipla escolha sobre as temáticas abordadas em cada tópico. Para interface do aplicativo utilizou-se linguagem de programação Java Script e HTML, para armazenamento das informações, foi usado o banco de dados Firebase. O aplicativo apresentou média de usabilidade geral de 77,5 pontos (docentes), 93,8 pontos (discentes) e 104,5 pontos (profissionais de TI), o que representa boa usabilidade do protótipo de aplicativo. CONCLUSÃO: foi possível desenvolver um aplicativo com boa usabilidade e que tem potencial para ser utilizado no apoio ao ensino do processo de avaliação e tratamento de feridas de diferentes etiologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Macedo EAB, Freitas CCS, Dionisio AJ, Torres GV. Knowledge of the care of wounded patients: evidence of validity of an instrument. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1640-8.

Atkin L, Bu?ko Z, Conde Montero E, Cutting K, Moffatt C et al. Implementing TIMERS: the race against hard-to-heal wounds. J Wound Care. 2019 Mar 1;23(Sup3a):S1-S50. doi: 10.12968/jowc.2019.28.Sup3a.S1. 3. BARRETT, S. Wound-bed preparation: a vital step in the healing process. Br J Nurs. 2017 Jun 22;26(12 Suppl):S24-S31. doi: 10.12968/bjon.2017.26.12.S24.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

FELIX, L. G., ALVES, L. L., GRISMINO, T. F., & MACHADO, C. B. D. A. (2022). DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA APOIO AO ENSINO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/362