DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA APOIO AO ENSINO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
Palavras-chave:
Aplicativos Móveis, Tecnologia Educacional, Educação em Enfermagem, Ferimentos e Lesões, EnfermagemResumo
INTRODUÇÃO: As lesões cutâneas ou feridas são afecções facilmente encontradas nos serviços de saúde, sendo consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no mundo(1). O acrônimo TIMERS atualmente é reconhecido internacionalmente como guia prático para abordagem sistemática e manejo de feridas crônicas e de difícil cicatrização(2). Faz parte do conceito preparo do leito da ferida e destaca-se pela possibilidade de estabelecer intervenções terapêuticas visando a promoção da cicatrização, considerando os parâmetros avaliados na lesão(3). Cada letra desse acrônimo se refere aos principais obstáculos que retardam ou impedem a cicatrização. OBJETIVOS: desenvolver e analisar um aplicativo móvel para apoio ao ensino do processo de avaliação e tratamento de feridas, baseado no acrônimo TIMERS. MÉTODO: pesquisa do tipo aplicada de desenvolvimento tecnológico realizada entre janeiro de 2021 a junho de 2022, em três etapas do modelo de Design Instrucional Contextualizado (design/desenvolvimento, implementação e avaliação). Para avaliar a usabilidade do aplicativo, aplicou-se os instrumentos System Usability Scale (SUS) e Smartphone Usability Questionnaire (SURE), com 09 discentes do curso de Enfermagem, 07 enfermeiros docentes e, três docentes atuantes na área de Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob CAAE nº 48565621800005182.
RESULTADOS: O aplicativo intitulado “Feridômetro” foi desenvolvido em uma plataforma híbrida, sendo disponibilizado inicialmente para o sistema operacional Android. O conteúdo pedagógico do aplicativo baseou-se nas letras do acrônimo TIMERS. O protótipo desenvolvido foi composto por avaliação, tratamento, coberturas e quiz de perguntas de múltipla escolha sobre as temáticas abordadas em cada tópico. Para interface do aplicativo utilizou-se linguagem de programação Java Script e HTML, para armazenamento das informações, foi usado o banco de dados Firebase. O aplicativo apresentou média de usabilidade geral de 77,5 pontos (docentes), 93,8 pontos (discentes) e 104,5 pontos (profissionais de TI), o que representa boa usabilidade do protótipo de aplicativo. CONCLUSÃO: foi possível desenvolver um aplicativo com boa usabilidade e que tem potencial para ser utilizado no apoio ao ensino do processo de avaliação e tratamento de feridas de diferentes etiologias.
Downloads
Métricas
Referências
Macedo EAB, Freitas CCS, Dionisio AJ, Torres GV. Knowledge of the care of wounded patients: evidence of validity of an instrument. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1640-8.
Atkin L, Bu?ko Z, Conde Montero E, Cutting K, Moffatt C et al. Implementing TIMERS: the race against hard-to-heal wounds. J Wound Care. 2019 Mar 1;23(Sup3a):S1-S50. doi: 10.12968/jowc.2019.28.Sup3a.S1. 3. BARRETT, S. Wound-bed preparation: a vital step in the healing process. Br J Nurs. 2017 Jun 22;26(12 Suppl):S24-S31. doi: 10.12968/bjon.2017.26.12.S24.