ALGORITMOS PARA PREVENIR LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTE COM COVID- 19 EM PRONA

Autores

  • GERALDO MAGELA SALOMÉ
  • FLAVIANNE MARYANA PRUDENCIO

Palavras-chave:

Lesão por pressão, Decúbito ventral, Estomaterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: Com intuito de melhorar o padrão respiratório em pacientes com SRAG, o posicionamento em prona, torna a ventilação mais homogênea, diminui a distensão alveolar ventral e o colapso dorsal alveolar ao reduzir a diferença entre as pressões transpulmonares dorsal e ventral, o paciente pode apresentar como complicação a lesão por pressão.1,2 Os profissionais devem desenvolver materiais didáticos protocolos, algoritmos, folhetos para prevenir as lesões por pressão nos pacientes em decúbito ventral. Assim, o profissional estará prestará prestando cuidados com mínimo risco possível, sem danos e eventos adversos. Enfim uma assistência com segurança.3 OBJETIVO: Elaborar e validar algoritmos para orientar profissionais da saúde na prevenção e tratamento da lesão por pressão em paciente com COVID-19 em decúbito ventral. MÉTODOS: Para a construção dos algoritmos, foi realizada revisão integrativa da literatura junto às bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS. A validação foi realizada por 59 profissionais da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e médicos), utilizando-se a técnica Delphi. Para análise estatística foram utilizados os testes: Coeficiente Alfa de Cronbach e Índice de validade de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê Institucional de Ética em Pesquisa, sob parecer 4.845.558. RESULTADOS: Durante a revisão da literatura foram identificados 15.415 artigos. Destes, 5.523 foram excluídos por estarem duplicados nas bases de dados. Assim, foram selecionados 9.892 artigos para a leitura do título e 163 para a leitura do resumo, que resultaram em uma amostra de 112 artigos para a leitura do texto completo, sendo excluídos 82, selecionado 30 artigos para construção dos algoritmos. O coeficiente alfa de Cronbach, variou entre 0,95 e 0,96, indicando excelente consistência interna do questionário utilizado pelos juízes. No primeiro ciclo de avaliação, os itens do conteúdo dos algoritmos foram considerados pelos juízes como “parcialmente adequados a totalmente adequado” e o Índice de Validade de Conteúdo variou entre 0,87 e 0,92. Após as correções realizado no conteúdo dos algoritmos sugeridos pelos juízes, os algoritmos foram reenviados para o segundo ciclo de avaliação, no qual todos os itens foram avaliados entre “adequado” e “totalmente adequado”, resultando em um Índice de Validade do Conteúdo variou entre 0,98 a 1,0. CONCLUSÃO: Os Algoritmos para prevenir lesão por pressão em paciente com covid-19 em prona, foram avaliados por enfermeiros, fisioterapeutas e médicos que estão na linha de frente de combate à COVID-19, que chegaram a um consenso quanto ao conteúdo no segundo ciclo de avaliação.

 

Financiamento: Iniciação cientifica da Universidade do Vale do Sapucaí (PIVIC)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Moore Z, Patton D, Avsar P, McEvoy NL, Curley G, Budri A, Nugent L, Walsh S, O'Connor T. Pressure ulcer prevention among care-prone individuals: lessons for the COVID- 19 emergency. J Wound care. 2020.29(6):312-320. 2. Salome GM, Dutra RAA. Prevention of facial injuries caused by personal protective equipment during the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm.2021;74(Suppl 1):e20201219. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1219 3.

Santos VB, Aprile DC, Lopes CT, Lopes JL, Gamba MA, Costa KA, et al. COVID-19 patients in prone position: validation of instructional materials for pressure injury prevention. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 1):e20201185.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SALOMÉ, G. M., & PRUDENCIO, F. M. (2022). ALGORITMOS PARA PREVENIR LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTE COM COVID- 19 EM PRONA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/283