EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM COM A IMPLANTAÇÃO DE CONSULTÓRIO ESPECIALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Descritores, Empreendedorismo em saúde, Enfermagem, Cicatrização de Feridas, Consulta de EnfermagemResumo
Introdução: O presente estudo teve como objeto o Empreendedorismo na Enfermagem com a Implantação de um consultório especializado em tratamento avançado de feridas e estomias e como objetivo descrever a experiência de implantar um consultório de enfermagem especializada em enfermagem dermatológica e estomaterapia em um município do interior do Estado do Rio de Janeiro, com a proposta de tratamento avançado de feridas de diversas etiologias. Método: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência que se propõe a apresentar as etapas de implantação de um consultório de enfermagem especializada no tratamento avançado de feridas e estomias, com o uso de práticas integrativas e complementares como a ozonioterapia, a fitoterapia, a aromaterapia e auriculoterapia associada à laserpuntura; além da LEDterapia e a laserterapia de baixa potência e o uso de coberturas e correlatos de alta tecnologia. Assim como, as facilidades e dificuldades no processo de empreendedorismo nessa área. Resultados: Verificou-se que apesar das autoras possuírem experiência no tratamento de feridas e estomias, houve uma necessidade de aprimoramento teórico-científico e também prático para suporte na área de empreendedorismo no ramo da saúde: contratar os serviços de profissionais na área de designer gráfico, fotografia corporativa , marketing e mídias sociais e marketing pessoal; também foi necessário buscar consultoria de outros profissionais enfermeiros empreendedores em tratamento de feridas na modalidade de mentoria; acessoria permanente de marketing digital para gestão das contas pessoais e profissional do Instagram e Facebook; além do aprimoramento profissional e outras habilitações para ampliar a oferta de serviços para o público alvo como: cursos de ozonioterapia, laserterapia, uso de plasma rico em fibrina e plaquetas, fitoterapia par uso tópico em prevenção e tratamento de lesões. Conclusão: O empreendedorismo é uma prática ainda muito pouco explorada na formação acadêmica e na vivência profissional do enfermeiro, no entanto com a expansão das plataformas e mídias digitais tornou mais fácil o aprimoramento para a prática de empreender com empresas e serviços de gestão para o cuidado, porém é de suma importância que os profissionais enfermeiros busquem o conhecimento que vai além da sua área de especialização para estar à frente das demandas emergentes do mercado. Áreas como administração empresarial, marketing pessoal, profissional e digital são fundamentais para alavancar o processo de empreender, além é claro do domínio na área em que busca atuar.
Downloads
Métricas
Referências
Guerra M S, Jesus E H, Araújo B R. Empreendedorismo e enfermagem: que realidade?. Gestão E Desenvolvimento, (29), 61-84. https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.9781 2. Menegaz JC, Trindade LL, Santos JLG. Empreendedorismo em enfermagem: contribuição ao objetivo de desenvolvimento sustentável Saúde e Bem estar. Revista Enfermagem UERJ 29 (2021): 61970. Disponivel em: https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.61970 3. Tallamini I, Marques LPS. Processo de cicatrização e efeito da laserterapia de baixa potência: revisão integrativa. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 28º de julho de 2022];1(1):123-37. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/22 4. Batista FW, Araújo T, Brandão MGSA, Ponte VA. Benefícios da Ozonioterapia no Tratamento de Úlceras nos Pés em Pessoas com Diabetes Mellitus. ESTIMA [Internet]. 23º de julho de 2021 [citado 28º de julho de 2022];19.
Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1090 5. Copelli, FHS, Erdmann AL, Santos JLG. Empreendedorismo na Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem 72 (2019): 289-298. Disponível em: