CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE IRRIGAÇÃO TERAPÊUTICA DE COLOSTOMIA

Autores

  • LUANA SOUZA FREITAS
  • ISABELLE PEREIRA DA SILVA
  • SILVIA KALYMA PAIVA LUCENA
  • JULLIANA FERNANDES DE SENA
  • YLARI CABRAL TEIXEIRA
  • ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA

Palavras-chave:

Estomia, Irrigação terapêutica, Simulação, Educação em Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

A irrigação de colostomia é um procedimento pouco conhecido e realizado devido à escassez de informações sobre a técnica e de profissionais habilitados para desenvolvê-la, entretanto já é demonstrado na literatura os grandes benefícios que tal método oferece à vida da pessoa com estomia. Por isso, acredita-se que a educação em saúde e aprendizagem da técnica ainda na graduação em Enfermagem poderá contribuir com a difusão e execução da irrigação por vários profissionais e em diferentes lugares, por isso a simulação na academia possibilita o discente aprender o método de maneira interativa e sem colocar em risco a pessoa com estomia. Para verificar se a aprendizagem foi significativa faz-se necessário um instrumento que identifique o conhecimento antes e após o procedimento de irrigação, por isso o objetivo dessa pesquisa foi construir um instrumento de identificação do conhecimento sobre irrigação de colostomia, baseado em uma revisão integrativa e de aspectos contidos no livro de Santos e Cesaretti (2015). Trata-se estudo metodológico baseado no livro referência na área (Santos e Cesaretti 2015) e em uma revisão integrativa esta foi desenvolvida nos meses de janeiro a março de 2019, utilizando o cruzamento: ostomia AND irrigação terapêutica para as bases nacionais e ostomy AND “therapeutic irrigation” para bases internacionais. As bases pesquisadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web Of Science, SciVerse Scopus e Biblioteca Virtual em Enfermagem. Foram incluídos artigos disponíveis em texto completo e que atendessem ao objetivo da pesquisa.

Excluiu-se trabalhos no formato de editorial, cartas ao editor, revisões, capítulos de livros. Resultados: Após a análise dos achados, o instrumento contém por 10 questões com quatro afirmativas sendo correta apenas uma, e elas versam sobre o conceito de estomia intestinal (1 questão), conceito de irrigação intestinal (1 questão), tipo de estomia intestinal indicada para irrigação (1 questão), contraindicação da técnica (1 questão), aspectos técnicos do procedimento (4 questões), orientações (1 questão) e desvantagem do método (1 questão). A partir da revisão de literatura e mapeamento dos aspectos contidos em Santos e Cesaretti foi possível construir o instrumento de identificação do conhecimento de estudantes de enfermagem para analisar o entendimento da técnica antes e após a intervenção educativa de simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Cesaretti IUR et al. Irrigação da colostomia: revisão acerca de alguns aspectos técnicos. Acta Paul Enferm. 21(2): 338-44, 2008. 2. Girardon-Perlini NMO et al. Irrigação intestinal em pessoas com colostomia: uma revisão da produção científica da enfermagem brasileira. Enfermagem Revista. 21(1): 51-62, 2018. 3. Jeffries PRA, Rogers KJ. Simulation in nursing education: From conceptualization to evoluation. New York (USA): National League For Nursing, 2012. 4. Santos VLCDG, Cesaretti IUR. Assistência em estomaterapia: cuidando de pessoas com estomia. 2a. ed. São Paulo: Manole, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

FREITAS, L. S., SILVA, I. P. D., LUCENA, S. K. P., SENA, J. F. D., TEIXEIRA, Y. C., & COSTA, I. K. F. (2022). CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE IRRIGAÇÃO TERAPÊUTICA DE COLOSTOMIA. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/321